O Time Brasil BRB de tênis venceu o campeonato masculino e feminino do Sul-Americano de 12 anos, disputado em Luque, no Paraguai no sábado (30). E dentre os atletas campeões está o gaúcho Vitor Moares, o Vitinho, que faz parte do projeto Lapidando Tenistas, de Vacaria.
Os meninos venceram a Argentina, por 2 a 0, enquanto no feminino a vitória veio diante da Colômbia, por 3 a 0. Após terminarem a competição de forma invicta, as equipes garantiram vagas para a Copa COSAT da mesma categoria, no final do ano, com local a ser definido.
Vitinho abriu a disputa no masculino. Ele saiu atrás no placar diante do argentino Lucio Guarasci, mas colocou os brasileiros na frente com uma vitória de virada, por 2/6, 7/6 e 6/4. O atleta vinha de bons desempenhos em competições nacionais. Em março, Vitor havia sido campeão de duplas e vice de simples na categoria 12 anos do Banana Bowl, em São Paulo, que lhe rendeu a convocação no Time Brasil BRB para a disputa do torneio.
Além de Vitinho, a equipe masculina contou com Douglas Júnior como capitão e foi formada pelo paulista Dante Monte e pelo brasiliense Eduardo Fenelon. Já a equipe feminina teve a presença da paranaense Eduarda Gomes, da paulista Gabriela de Carvalho e da brasiliense Giulia Margotti, além do capitão Eder Barboza
Depois da vitória de Vitinho, foi a vez de Dante Monte pisar na quadra e o paulista garantiu o título na categoria ao vencer Juan Ignacio Assi, por 6/1 e 6/3. Entre as meninas, Eduarda Gomes colocou o Brasil em vantagem após vencer Manuella Medina de virada, por 3/6, 7/6 e 6/4. O primeiro lugar veio com Gabriela Carvalho, que bateu Camila Soto, por 7/5 e 6/3. Carvalho e Gomes ainda jogaram as duplas contra Soto e Pamela Duque e venceram, por 6/1 e 7/6.
Confira os resultados das finais:
Masculino
Brasil 2 x 0 Argentina
Vitor Moraes (BRA) d. Lucio Guarasci (ARG) - 2/6 7/6 6/4
Dante Monte (BRA) d. Juan Ignacio Assi (ARG) - 6/1 6/3
Feminino
Brasil 3 x 0 Colômbia
Eduarda Gomes (BRA) d. Manuella Medina (COL) - 3/6 6/1 6/3
Gabriela Carvalho (BRA) d. Camila Soto (COL) - 7/5 6/3
Gabriela Carvalho (BRA)/Eduarda Gomes (BRA) d. Pamela Duque (COL)/Camila Soto (COL) - 6/1 7/6