Nesta sexta-feira (17) foram convocados os atletas que representarão o Brasil na disputa do Sul-Americano de 12 anos no Paraguai. Entre os selecionáveis está o gaúcho Vitor Moares, "o Vitinho", que faz parte do projeto Lapidando Tenistas, de Vacaria. A competição ocorre em Assunção de 24 a 29 de junho. O evento é classificatório para a Copa Cosat da mesma categoria, disputada no final do ano em local a ser definido.
O atleta vem de bons desempenhos em competições nacionais. Em março, Vitor havia sido campeão de duplas e vice de simples na categoria 12 anos do Banana Bowl, em São Paulo.
Seis atletas foram convocados pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Além de Vitinho, a equipe masculina contará com Douglas Júnior como capitão e é formada pelo paulista Dante Monte e pelo brasiliense Eduardo Fenelon.
Já a equipe feminina tem a presença da paranaense Eduarda Gomes, da paulista Gabriela de Carvalho e da brasiliense Giulia Margotti, além do capitão Eder Barboza.
O Sul-Americano é dividido em duas chaves e segue no formato round-robin. Os líderes de cada grupo avançam para a fase final, onde se enfrentam pelo título. Pelo sistema de disputa, o torneio é jogado com confrontos entre países, compostos por três jogos: duas partidas de simples e uma de duplas. O vencedor do confronto é o país que obtiver pelo menos duas vitórias no embate.