A 55ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior inicia nesta quinta-feira (2) e terá sua final no dia 25 de janeiro. O Juventude irá participar pela 28ª vez da maior competição de base do país. A melhor campanha do clube foi em 2010, quando chegou à semifinal e acabou eliminado pelo São Paulo.
Na oportunidade, o Juventude era treinado por Carlos Moraes tinha nomes como Alex Telles, Follmann, Bressan e Ramiro. Na primeira fase, O Ju ficou no grupo J e empatou com o Juventus-SP, em 0 a 0 e XV de Piracicaba em 1 a 1. Por fim, venceu o Vila Nova-GO, por 2 a 1. Com essa campanha, terminou na primeira colocação com cinco pontos.
Na segunda fase, o time de Carlos Moraes encarou o América-SP. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, vitória por 4 a 3 nos pênaltis. Nas oitavas de final, passou pelo Corinthians, 2 a 1. Com dois gols de pênalti de Hiago, o Verdão superou o Timão.
Nas quartas, o time alviverde encarou o CFZ de Brasília e empatou em 1 a 1 no tempo normal, mas ganhou nas penalidades por 2 a 1. O goleiro Follmann foi o destaque da classificação, pois defendeu três cobranças. No tempo normal, o CFZ começou vencendo. Mesmo com um jogador a menos, o Ju conseguiu o empate. Na decisão por pênaltis, apenas três cobranças foram convertidas e o Juventude venceu por 2 a 1.
Na semifinal, o Juventude não resistiu ao São Paulo, dono da melhor campanha da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e acabou eliminado da competição. A equipe do técnico Carlos Moraes levou 2 a 0 e deu adeus às chances de chegar à decisão. O São Paulo terminou como campeão da competição naquele ano, passar pelo Santos na final.
O Juventude atuou na semifinal com Follmann, Gustavo, Marquinhos, Bressan e Alex Telles; Deoclecio (Douglas Morais), Jaisson, Goiano e Marcos Vinícius (Ramiro); Hiago e Ramon (Fabrício).
Em 2025, a tradicional Copinha reunirá 128 equipes divididas em 32 grupos. Os dois melhores de cada chave avançam para os mata-matas. A partir da segunda fase, os classificados são definidos em jogos únicos. Em 2025, poderão participar os atletas nascidos nos anos de 2004, 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009. O Verdão está no grupo 12, ao lado de Comercial Tietê-SP, América-RN e Operário Caarapoense-MS. A estreia está marcada para sexta-feira (3), às 13h, diante do Comercial Tietê-SP.