O sonho dos chilenos de ter seus dois jogadores na final do Masters 1000 de Roma terminou nesta sexta-feira (17), logo na primeira semifinal da competição disputada nas quadras do Foro Italico. De virada, o alemão Alexander Zverev eliminou Alejandro Tabilo, parciais de 1/6, 7/6 (4) e 6/2, em jogo que teve 2h17min de duração.
Em sua primeira semifinal de Masters, Tabilo não se intimidou com Zverev no primeiro set e venceu os cinco últimos games, incluindo duas quebras de saque para marcar implacáveis 6/1 em apenas 31 minutos.
Mais experiente, o alemão que busca sua segunda conquista na capital italiana soube segurara o ímpeto do adversário na segunda parcial e conseguiu chegar ao tie-break, quando após um começo equilibrado em 3-3, acabou se impondo e vencendo por 7-4.
No set desempate, mais uma vez Alexander Zverev manteve o alto nível para se garantir pela terceira vez na final de Roma, igualando as marcas do austríaco Thomas Muster, do romeno Ilie Nastase, do brasileiro Gustavo Kuerten, do espanhol Manuel Orantes, do argentino Guillermo Vilas e do tcheco Jan Kodes. Apenas três tenistas jogaram mais do que três finais: Rafael Nadal e Novak Djokovic, 12 cada, e Roger Federer, quatro.
Agora, resta aos chilenos torcer para Nicolás Jarry, que enfrentará o norte-americano Tommy Paul na segunda semifinal.
Esta será a 32ª final da carreira do tenista alemão que soma 21 títulos. Em Masters, Zverev disputará sua 11ª decisão e irá em busca de seu sexto troféu, o segundo em Roma, onde ele venceu a edição de 2017 e foi vice em 2018.