Na reta final de preparação para o Aberto da França, em Roland Garros, onde disputará o qualifying, o paulista Felipe Meligeni garantiu nesta sexta (17) uma vaga nas quartas de final do ATP Challenger de Turim, na Itália, que distribui premiação total de 205 mil euros (R$ 1,139 milhão) e que dá ao campeão 175 pontos no ranking mundial.
Após superar a fase qualificatória, com vitórias sobre os italianos Gianluca Mager e Andrea Pellegrino, o paulista de 26 anos venceu, na estreia, o argentino Thiago Tirante, de virada, e nesta sexta derrotou mais um italiano, Francesco Maestrelli, por 2 a 1, parciais de 6/3, 4/6 e 7/6 (7-4), depois de 2h37min de partida.
Número 132 do ranking, Meligeni enfrentará nas quartas o vencedor do confronto entre o Lorenzo Musetti, cabeça de chave número 1, e o experiente belga David Goffin, ex-número 7 do mundo, mas que hoje ocupa a 114ª posição.
Wild perde para finlandês
Quem não teve a mesma sorte foi o principal tenista brasileiro da atualidade. O paranaense Thiago Wild, oitavo cabeça de chave em Turim, foi eliminado pelo finlandês Emil Ruusuvuori, em sua estreia, com parciais de 6/7 (5), 6/3 e 7/5. A partida foi iniciada ainda na quarta, mas foi interrompida pela chuva e só foi concluída nesta sexta.
Após se impor no tie-break da primeira parcial, Wild perdeu o saque no quarto game do segundo set e viu o finlandês igualar o marcador. No set decisivo, o brasileiro chegou a ter cinco match-points, quando Ruusuvuori sacava em 4-5, mas não conseguiu a quebra e no game seguinte ainda perdeu o saque, o que foi decisivo para a derrota.
Mesmo com a derrota, Wild ganhará três posições no ranking da ATP, saindo do 61º para o 58º lugar, o que é a melhor colocação de sua carreira.
E na chave de duplas, o carioca Fernando Romboli e o paulista Marcelo Zormann sequer precisaram entrar em quadra para avançar às quartas de final. A parceria brasileira contou com a desistência dos argentinos Federico Coria e Camilo Carabelli e agora terá pela frente o alemão Andreas Mies e o britânico Neal Skupski, principais favoritos do torneio.