As duas melhores jogadoras da atualidade irão se enfrentar em mais uma decisão. A polonesa Iga Swiatek e a bielorrussa Aryna Sabalenka voltarão a jogar duas semanas depois de disputarem o título em Madri, quando a número 1 do ranking foi a vencedora.
Será o 11º duelo entre as duas melhores do ranking e com a polonesa levando boa vantagem sobre a bielorrussa, com 7 a 3 no confronto. Iga tem 3 a 1 em decisões - havia vencido duas vezes em Stuttgart. O único título de Sabalenka no duelo foi em Madri, em 2023.
Os outros triunfos de Swiatek foram nas quartas de Doha (2022), na semifinal de Roma e do US Open (ambos em 2022), além de outra semifinal no Finals (2023). A bielorrussa, além do título em Madri, havia superado a rival no Finals de 2021 e de 2022.
Para se garantir na segunda decisão seguida, Sabalenka passou pela americana Danielle Collins, em sets diretos, parciais de 7/5 e 6/3. Depois de abrir 4 a 1 no primeiro set, a número 2 do mundo permitiu a reação e o empate por 4 a 4. Com 6 a 5, forçou e quebrou o saque, fechando por 7 a 5.
Sabalenka manteve o ímpeto no começo do segundo set e foi logo abrindo 3 a 0. Sem permitir a reação, fechou em 6 a 2 e celebrou muito. Há duas rodadas, ela sofreu com dores nas costas e quase abandonou diante da ucraniana Elina Svitolina.