A polonesa Iga Swiatek está classificada para a final do WTA 1000 de Roma, na Itália. Nesta quinta (16), ela derrotou a norte-americana Coco Gauff por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3, em jogo que teve 1h47min de duração.
Número 1 do ranking mundial, Swiatek soma 37 vitórias em 41 partidas na temporada e vai disputar a 25ª decisão de sua carreira. Até o momento, ela contabiliza 20 títulos e está invicta nas últimas sete finais que jogou. Em Roma, ela foi campeã em 2021 e 2022. No piso de saibro, onde o torneio é disputado são oito títulos em dez finais.
O duelo desta quinta parecia ser aquele que iria oferecer a maior dificuldade para a polonesa de 22 anos, que ainda não perdeu set no torneio. E Gauff, terceira do ranking, começou a partida quebrando o saque da adversária para marcar 2-0.
Porém, quando sacou para aumentar a vantagem perdeu o serviço e viu Swiatek empatar em 2-2 e conseguir novo break no nono game, para depois fechar o primeiro set em 6/4, aproveitando os 13 erros não forçados da norte-americana.
A segunda parcial começou equilibrada, com Gauff mantendo o saque apesar da pressão de Swiatek. No quinto game, a polonesa conseguiu se adiantar em 3-2 até conquistar nova quebra no nono game, quando fechou o jogo. No total foram 26 bolas vencedoras (winners) da polonesa contra 18 de Gauff, que cometeu seis erros não forçados a mais: 21 a 15. Agora, são 11 duelos entre elas, com dez vitórias da número 1 do mundo.
Na decisão, Iga Swiatek vai encarar a ganhadora do confronto entre a norte-americana Danielle Collins e a bielorrussa Aryna Sabalenka.