O norte-americano Tommy Paul, número 16 do mundo, avançou pela primeira vez à semifinal do Masters 1000 de Roma ao derrotar o polonês Hubert Hurkacz, nono, nesta quinta (16), por 2 sets a 1, parciais de 7/5, 3/6 e 6/3, em duelo de 2 horas e 43 minutos.
Na rodada anterior, o tenista de 26 anos já tinha surpreendido o russo Daniil Medvedev, quarto do ranking, que defendia o título na capital italiana. Ao bater Hurkacz, ele emenda uma segunda vitória sobre um jogador do Top 10 pela primeira vez em sua carreira.
Hurkacz, que eliminou Rafael Nadal na segunda rodada, não fez jus à fama de bom sacador, tendo o serviço quebrado sete vezes na partida.
Paul, que este ano foi campeão do ATP 250 de Dallas, vai enfrentar por uma vaga na final de Roma quem passar do duelo entre o grego Stefanos Tsitsipas e o chileno Nicolas Jarry. Contra o polonês, ele conquistou a 150ª vitória no circuito da ATP e garantiu presença pela terceira vez na carreira eu uma semifinal de Masters, a primeira no saibro.
Com cinco finais na carreira e dois títulos conquistados, o norte-americano não tem grandes desempenhos no saibro, mesmo que tenha sido campeão juvenil de Roland Garros em 2015, ficando também o vice de duplas no mesmo ano. Nas cinco decisões que disputou uma foi na grama e outras quatro em quadra dura.
A outra semifinal terá a grande surpresa do torneio, o também chileno Alejandro Tabilo, que eliminou Novak Djokovic na terceira rodada, contra o alemão Alexander Zverev.