A bielorrussa Aryna Sabalenka, número 2 do mundo, se classificou para a semifinal do WTA 1000 de Roma nesta quarta-feira (15), ao derrotar a letã Jelena Ostapenko, décima do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4, em uma hora e 12 minutos.
Na semifinal, ela vai enfrentar a norte-americana Danielle Collins, 15ª do mundo, que bateu a também bielorrussa Victoria Azarenka (24ª) em dois sets, com parciais de 6/4 e 6/3. Do outro lado da chave, a polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, e a norte-americana Coco Gauff (3ª) vão se enfrentar por uma vaga na final.
Depois de vencer com facilidade o primeiro set, Sabalenka teve mais problemas no segundo com a reação de Ostapenko, mas conseguiu uma quebra para fazer 4-3 e depois fechar o jogo em seu primeiro match point.
A bielorrussa, bicampeã do Aberto da Austrália, sofreu muito mais nas oitavas de final, contra a ucraniana Elina Svitolina (N.19), em um duelo de três sets que durou quase duas horas e meia.
A dor no antebraço, que a incomodou durante a partida contra Svitolina, não foi um problema contra Ostapenko.
—Estou muito feliz por ter conseguido jogar sem dor. Espero me sentir melhor a cada dia e me recuperar da melhor forma possível para o próximo jogo— explicou Sabalenka, que dessa forma iguala sua campanha de 2022, na capital italiana.
Collins mostra força e se impõe
A norte-americana Danielle Collins, de 30 anos, vive uma sequência de vitórias desde anunciou que vai se aposentar ao final da temporada: venceu 19 dos últimos 20 jogos. Nesse período, foi batida por apenas uma jogadora, justamente Sabalenka.
Azarenka, ex-número 1 do mundo, teve suas principais chances no primeiro set, mas quando sacava para empatar em 5-5 teve o serviço quebrado e Collins fechou em 6-4.
A segunda parcial foi mais tranquila para americana, que conseguiu duas quebras para selar a vitória com um 6-3.
* AFP