O chileno Nicolás Jarry surpreendeu e derrotou o grego Stefanos Tsitsipas, número 8 do mundo, para avançar à semifinal do Masters 1000 de Roma nesta quinta-feira (16) ao marcar 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 7/5 e 6/4, em duas horas e 38 minutos.
Jarry, 24º no ranking da ATP vai enfrentar o norte-americano Tommy Paul (16º), que mais cedo bateu o polonês Hubert Hurkacz. Esta foi a quarta vitória do chileno em seis jogos contra Tsitsipas no circuito.
Esta será a primeira vez que o tenista de 28 anos irá disputar uma semifinal de um evento deste porte. Seus melhores desempenhos eram nos torneios de Xangai em 2023 e em Miami, na atual temporada.
A outra semifinal também terá um chileno, Alejandro Tabilo (32º), cujo adversário será o alemão Alexander Zverev (5º).
Como foi o jogo
Depois de perder o primeiro set, Jarry reagiu no segundo graças a seu saque, com o qual foi minando a confiança de Tsitsipas, campeão do Masters 1000 de Monte Carlo em abril.
O grego começou bem a parcial decisiva, quebrando o serviço de Jarry, que deu o troco na sequência e terminou selando a surpreendente vitória com um 6-4.
—Foi um jogo muito bom. Estou muito feliz com meu jogo e por estar neste estádio, com esta energia. É algo único. Estou trabalhando o aspecto mental, agora é recuperar da melhor forma possível. Derrotar Stefanos no saibro é um grande feito. Sabia que estava jogando bem, mas tive que fazer ajustes ao longo do jogo para pressioná-lo— declarou o chileno após a partida.
A dez dias de Roland Garros, parece difícil apontar um grande favorito diante dos resultados decepcionantes de algumas estrelas como Novak Djokovic, Daniil Medvedev e as lesões de outros candidatos ao título, casos de Carlos Alcaraz, Jannik Sinner, enquanto Rafael Nadal tenta recuperar a forma após longo período de inatividade devido a problemas físicos.
Tsitsipas chegará a Paris com uma certa irregularidade. Após o título em Monte Carlo e o vice em Barcelona, seu desempenho gerou dúvidas com a eliminação precoce em Madri e a inesperada queda nas quartas de final em Roma.
* AFP