A equipe de Futebol Americano do Juventude anunciou na última semana que as atividades da equipe no ano de 2024 estão totalmente suspensas. Segundo o clube, a atitude foi tomada em função da tragédia climática que atinge o Estado e tem causado transtornos nas cidades da região.
No início deste ano, o clube alviverde havia retomado uma parceria com o União da Serra, time de futebol americano da região da Serra Gaúcha, que voltou a se chamar novamente Juventude FA. Em entrevista ao programa Show dos Esportes, da rádio Gaúcha Serra, o técnico da equipe, Juliano Tegner, falou sobre a suspensão das atividades.
— Essa tragédia, essa enchente, nunca foi vista no Brasil. Infelizmente ocorreu aqui em nosso Estado e decidimos isso por vários fatores, mas principalmente pelo foco agora de reconstruir, de dar apoio e suporte para aquelas pessoas que acabaram sendo atingidas. Como jogar futebol americano num período desse do nosso Estado? Atletas nossos foram atingidos, familiares foram atingidos e consequentemente muitas pessoas que envolvem o futebol americano acabaram sendo atingidas — afirmou Juliano, que ainda complementou:
— O nosso foco foi prestar essa solidariedade com as pessoas que foram atingidas por essas enchentes e também vários times adversários nossos da região metropolitana e outras regiões do Estado foram atingidos. Então, seria até egoísmo da nossa parte pensar em futebol americano, neste momento, com o Estado passando por tanta dificuldade.
"Seria um ano de retomada"
A parceria entre Juventude e União da Serra havia sito retomada no início deste ano e a expectativa era de um ano promissor nas competições que seriam disputadas pela equipe.
— A nossa pré-temporada começou em novembro do ano passado e estávamos desde fevereiro focados exclusivamente para jogar a Liga BFA, que é a maior liga de futebol americano da América Latina. Esse seria um ano de retomada. Estávamos com o foco em treinamentos, atividade física, academias. Tínhamos contratado atletas de outros lugares do Brasil, que estavam aqui conosco, um americano também, que já estava aqui em Caxias treinando com a gente. Estávamos com uma estrutura muito grande e completamente focados e pensando na Liga, que começaria em julho — disse Juliano ao Show dos Esportes.
A pausa no momento, segundo o técnico, é forçada e momentânea, mas a o Juventude FA deve voltar a sua preparação para o próximo ano assim que as águas baixarem e a situação no Rio Grande do Sul se normalizar.
— A partir do momento em que as águas começarem a baixar e tivermos um pouco mais de normalidade, a equipe já pensa em retornar aos treinos focando o ano que vem. É uma pausa forçada, mas que vai fazer a gente ajudar o próximo. Focar como o futebol americano vai ajudar a comunidade que nos acolhe tão bem como a gente pode ser útil.