Após 24 dias da última partida oficial, no empate com o Athletico-PR, o Juventude entrou em campo na manhã desta quarta-feira (22) em um jogo-treino diante do Brasil de Farroupilha, que disputa a Divisão de Acesso do Gauchão. O teste serviu para movimentar o elenco depois da paralisação das partidas dos times gaúchos na Série A do Brasileiro até o dia 27 de maio. A atividade foi no Centro de Treinamentos do alviverde.
O Juventude venceu por 3 a 1. Contudo, a equipe saiu perdendo e buscou a virada com Lucas Barbosa, Mandaca e Miguel (base). O técnico Roger Machado colocou três times diferentes em campo. A atividade foi dividida em três tempos de 40 minutos, mas o último período terminou mais cedo após uma briga entre os atletas.
O primeiro time do técnico Roger Machado teve uma base da equipe titular, com algumas modificações. O Juventude começou com a seguinte formação: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Tiaguinho, Jadson e Nenê; Lucas Barbosa, Marcelinho e Erick Farias.
O segundo time teve Matheus Claus; Ewerton, Rodrigo Sam, Lucas Freitas e Gabriel Inocêncio; Luis Oyama, Peixoto e Mandaca; Ruan, Edson Carioca e Werick Popó.
A terceira equipe contou com Lucas Wingert; João Vitor, Abner, Caíque e Da Rocha; Davi, Miguel e Kleiton; Rildo, Gabriel Taliari e Rafael Pinna.
No último período, o teste começou a ficar mais quente. Após algumas jogadas ríspidas de ambos os lados, o jogo acabou antes do previsto depois de um atleta do Brasil de Farroupilha entrar mais forte em uma dividida. Com o jogador do Juventude caído no campo, os atletas que estavam de fora se levantaram e foram cobrar satisfação. Neste momento, o tumulto aumentou, pois jogadores alviverdes tentaram acertar o atleta do Brasil e a confusão terminou com troca de socos. Como o jogo-treino estava nos minutos finais, o teste foi finalizado.