O Juventude irá ceder o Estádio Alfredo Jaconi para o Inter disputar a partida contra o Delfin, no dia 8 de junho, pela Copa Sul-Americana, em Caxias do Sul. Como o estádio Beira-Rio terá de passar por melhorias após a maior enchente da história de Porto Alegre, o Colorado não conseguirá ter a sua casa em ordem até a data do jogo. O clube procurou o Juventude, que autorizou o time da capital a indicar o Jaconi à Conmebol.
— Nós, conversando com o presidente (Alessandro) Barcelos, já há alguns dias, apresentamos a vontade de ajudar. Porém, sabíamos que, para a Conmebol, o Jaconi tem alguns requisitos que não que poderiam ser cumpridos, como a própria iluminação, que não está ainda completa — declarou o presidente do Juventude, Fábio Pizzamiglio, que completou sobre a entidade abrir mão de alguns pontos pela excepcionalidade da situação de calamidade no Estado:
— Provavelmente, a Conmebol deverá abrir mão de alguns requisitos, mas ainda não chegaram ao Juventude essas informações, nem fomos consultados pela Conmebol e nem vistoriados ainda. Então, não posso afirmar nada ainda sobre esse assunto.
Alguns poucos torcedores jaconeros mostraram-se contrários ao empréstimo da casa alviverde. Porém, em um momento de dor que o estado passa, a união prevalece, assim como a solidariedade para o Rio Grande do Sul superar a tragédia.
— Nós sabemos da rivalidade entre os clubes aqui dentro do Rio Grande do Sul. Mas isso tudo cai por terra num momento como esse, que sabemos que se fosse o contrário nós também receberíamos essa ajuda. Já aconteceu no passado. O próprio Esportivo nos cedeu o seu estádio no momento em que nós precisamos. Lá atrás, na época da Série D, nós utilizamos a Arena do Grêmio. Então, é algo que que transcende a rivalidade. Neste momento, o Rio Grande do Sul precisa de empatia e ajuda mútua. Por isso, sim, o Juventude não hesitou em ajudar o Inter — comentou Pizzamiglio.
VALOR E AÇÕES SOCIAIS
Ainda conforme o mandatário do Juventude, a questão das despesas de abertura do Estádio Alfredo Jaconi ainda serão discutidas. Contudo, o empréstimo não irá envolver pagamento pelo uso do estádio, apenas dos gastos normais de abertura para um jogo. Algumas ações sociais também serão realizadas pelos dois clubes.
— Não vai ser um aluguel para o Juventude ter lucro em cima do Internacional. É um momento de realmente ajudar. Nós vamos definir algumas ações sociais, mas a ideia justamente é fazer algo para o público gaúcho. Isso ainda não está definido. Foi uma conversa prévia entre eu e o Barcelos, e a nossa ideia é essa, de se puder também fazer alguma arrecadação que possa ajudar de alguma forma, no momento, por exemplo, de alimentação, de roupas, o que for mais necessário — finalizou o presidente.