Não há ambiente para a realização de jogos de futebol no Rio Grande do Sul em virtude dos reflexos causados pela chuva no Estado nos últimos dias. E a oficialização do adiamento das partidas da dupla Ca-Ju e dos clubes gaúchos que disputam competições nacionais ocorreu no início da tarde desta terça-feira (7). A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atendeu a um pedido dos clubes via Federação Gaúcha de Futebol e adiou os confrontos dos times do Rio Grande do Sul até o dia 27 de maio.
Na segunda-feira (6), Juventude, Grêmio e Inter, que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro haviam solicitado ao presidente da FGF, Luciano Hocsman o adiamento das partidas por cerca de 20 dias. A Federação enviou um ofício à CBF, que atendeu ao pedido.
— Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024 — diz parte da nota divulgada pela CBF.
Juventude e Caxias se preparavam para duelos importantes nesta semana. O Juventude enfrentaria o Colorado pela Copa do Brasil e Brasileirão, em duelos que aconteceriam na sexta-feira e na segunda-feira, em Porto Alegre. Já o Grená estava treinando há mais de uma semana em preparação para encarar o Confiança, pela 4ª rodada da Série C, em jogo que seria disputado no sábado (11), em Caxias do Sul.
O presidente do Juventude, Fábio Pizzamiglio, já havia manifestado que o melhor cenário seria a suspensão dos jogos.
— Olha, de minha parte não há clima nenhum. Temos que ter empatia também. Não é porque o Juventude consegue treinar que os outros podem. A gente não pode fechar os olhos para o que está acontecendo aqui. Temos que focar em todos. Não é o momento de a gente forçar um retorno do futebol, sendo que temos que realmente ajudar os nossos irmãos aqui de todo o Estado. Acho que não há clima nenhum mesmo — declarou Pizzamiglio.
Já o presidente grená, Mário Werlang, via na possibilidade de ter jogos, um motivo de "alento" a quem está passando por dificuldades no momento.
— Sabemos que jogar futebol nessas condições é muito difícil, mas por outro lado sabemos que, às vezes, o futebol pode dar um alento para essa população que está tão sofrida, tão desanimada. Podemos fazer as duas coisas ao mesmo tempo: ajudar a quem necessita e talvez trazer um pouco de alegria também a esse povo sofrido do Rio Grande do Sul — declarou Werlang, que ainda havia colocado o Estádio Centenário à disposição para outros clubes atuarem.
A equipe feminina do Juventude, que atua pelo Brasileirão da Série A-2, também teve quatro jogos adiados pela competição, sendo três a partir deste comunicado da CBF.
Confira a nota divulgada pela CBF na íntegra:
"Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF manifesta sua total solidariedade à população gaúcha e reforça que o foco atual é o atendimento às suas necessidades imediatas e emergenciais.
A CBF, na condição de entidade organizadora das competições nacionais, e atenta às suas funções institucionais, bem assim ao esforço humanitário que o momento reclama, reafirma seu irrestrito apoio às autoridades para que todas as medidas e ações sejam adotadas em benefício da população gaúcha, cujo socorro é a prioridade máxima.
Diante do atual cenário, tendo recebido na noite de 06 de maio de 2024 o ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados, a CBF informa que ficam adiadas todas as partidas envolvendo equipes do Rio Grande de Sul nas competições nacionais, como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024."