Os três representantes gaúchos da Série A formalizaram, em parceria com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), um pedido à CBF para que seus jogos por Brasileirão e Copa do Brasil sejam adiados em 20 dias. A solicitação dá margem para que as datas sejam alteradas em caso de necessidade. A entidade que organiza o futebol brasileiro deve oficializar na terça-feira sua posição, mas a tendência é de acatar a demanda de Grêmio, Inter e Juventude.
Os clubes anexaram um documento atualizando a situação no Estado. A dupla Gre-Nal não está treinando, e alguns de seus jogadores e funcionários tiveram casas invadidas pela água ou estão impossibilitados de se deslocar. O Juventude está conseguindo treinar, mas sem perspectiva de jogar.
Os jogos de Grêmio e Inter pelas competições da Conmebol estão sendo analisados. A Confederação Sul-Americana avalia as situações, mas a tendência é de que as partidas por Libertadores (contra Estudiantes, na Arena) e Sul-Americana (Delfín, no Beira-Rio) sejam adiadas.
As equipes que disputam as Séries C e D terão uma reunião nesta terça-feira para definir suas situações. Os casos serão analisados individualmente. Mas o mais provável, especialmente pela necessidade de aparato policial e de saúde, é que todos sejam adiados. Os campeonatos organizados pela FGF estão paralisados.