Após mais de 20 dias sem entrar em campo, em razão das enchentes, o elenco de Juventude realizou a primeira atividade mais forte visando a volta dos jogos. Na última quarta-feira, o time realizou um jogo-treino contra o Brasil de Farroupilha, no Centro de Treinamentos do clube. O time de Roger Machado ganhou por 3 a 1. A partida serviu para o grupo começar a ganhar ritmo, como destacou Lucas Barbosa.
— Treino é treino, jogo é jogo, o ritmo de jogo é muito diferente de treino. Então, as atividades de campo aberto contra outras equipes, são boas para a gente retomar e sentir o menos possível contra o Fluminense. Treinar com alvo é bem mais diferente que treinar sem um alvo, então precisamos nos manter focados, já começar a estudar o Fluminense e chegar com tudo — afirmou o atacante alviverde.
O primeiro jogo do Juventude na volta dos jogos da Série A será contra o Fluminense, no dia 1º de junho, no Maracanã. Questionado qual será a principal dificuldade do elenco no retorno dos jogos, Lucas Barbosa foi enfático:
— É ritmo de jogo, pelo tempo parado, mas a gente tem aumentado o nosso ritmo aqui nos treinos, procurar treinar mais que os nossos adversários, porque, querendo ou não, a gente perdeu esse ritmo — respondeu o atleta, que completou sobre adquirir ritmo:
— É procurar fazer mais essas atividades, marcar mais amistosos até o jogo do Fluminense, procurar igualar o ritmo até lá e chegar bem.
Conforme Lucas Barbosa, com um adversário definido fica mais fácil o elenco manter o foco. Antes, com a indefinição sobre o retorno, o elenco estava treinando sem saber como seria a volta da Série A. Inclusive, muitos atletas estavam ajudando os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
— Comentamos entre nós aqui que a cabeça tinha saído até do futebol já, a gente focou bastante nessa tragédia, em ajudar. Está muito longe ainda de resolver, mas já está bem melhor, e estamos podendo voltar a competir — finalizou.