O ano de 2016 ficou marcado na história do Juventude. No Gauchão, um vice-campeonato. E essa foi a última vez que o clube chegou na decisão no Estadual. Na Série C, o acesso diante do Fortaleza. E na Copa do Brasil, outra grande campanha. O Verdão eliminou o São Paulo nas oitavas de final e seguiu até ser eliminado nos pênaltis pelo Atlético-MG nas quartas de final.
E para chegar à grande campanha de 2016, o Juventude precisou enfrentar e passar pelo Paysandu, adversário da atual edição da competição. Na terceira fase da competição, após eliminar Tocantinópolis e Coritiba, o Ju encarou o time do Pará.
No primeiro duelo, no Estádio Alfred Jaconi, no dia 20 de julho de 2016, o Paysandu impôs muitas dificuldades ao Verdão. O empate em 0 a 0 aumentou a invencibilidade do time de Belém para 11 jogos sem perder e tampouco sofrer gols.
Numa quarta-feira à noite gelada, com 4ºC, a equipe de Antônio Carlos Zago jogou com: Elias; Carlinhos Miranda, Neguete, Klaus e Pará; Wanderson (Bruninho), Vacaria, Lucas (Sananduva), Wallacer (Jeferson) e Felipe Lima; Hugo.
Uma semana depois, no Estádio da Curuzu, em Belém-PA, o Verdão teve uma atuação equilibrada do início ao fim e venceu por 2 a 1, e se classificou às oitavas de final da Copa do Brasil. Os gols do Ju foram de Roniery (contra), aos 13 minutos do primeiro tempo, e Wallacer, aos 45 minutos do segundo tempo.
O time alviverde teve: Elias; Neguete, Ruan, Klaus e Pará; Vacaria, Lucas (Bruninho), Wanderson e Roberson (Jeferson); Felipe e Hugo (Wallacer).