Classificados em duas competições nesta semana, Caxias e Juventude aguardam pela definição da tabela das fases seguintes do Gauchão e Copa do Brasil. O grande imbróglio no momento são as datas dos confrontos da segunda etapa da competição nacional que acontecem em Caxias do Sul.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) havia confirmado os dois confrontos da dupla Ca-Ju para terça-feira (12). O Juventude enfrentaria o Paysandu, às 20h, no Alfredo Jaconi; e o Caxias receberia o Bahia, às 21h30min, no Estádio Centenário.
Mas não há por parte da Brigada Militar de Caxias do Sul a capacidade de estar com o efetivo nos dois eventos. A BM enviou uma solicitação à CBF para que um dos jogos da dupla Ca-Ju tenha a data alterada.
Conforme o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), Ricardo Moreira de Vargas, cada partida necessita de um número considerável de policiais envolvidos tanto nos estádios como nas áreas externas. O documento foi encaminhado ainda na última semana, tão logo saiu a tabela de jogos. Segundo Vargas, além dos jogos, a BM também tem a necessidade de atender outras demandas da cidade.
Conforme o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Ocsman, em conversas com integrantes da entidade máxima do futebol brasileiro, a tendência é de que um destes confrontos tenha a data alterada.
— Conservei com o diretor de competições da CBF e muito atento de todas estas situações, quase que imediatamente após ter lançado a tabela, me avisou e disse: "Eu sei que tu ia me ligar e vamos mexer em um desses jogos". Na segunda-feira ele vai decidir. Tem uma questão da detentora dos direitos — explicou Hocsman, em entrevista à Rádio Gaúcha.
A partida do Verdão integra a grade de transmissão da Amazon Prime, enquanto que o duelo grená será transmitido pelo SporTV. A tendência é de que a partida do Juventude seja alterada para uma nova data.
Quartas do Gauchão
A FGF aguarda a alteração de um dos confrontos da dupla Ca-Ju na Copa do Brasil para definir o calendário das quartas de final do Campeonato Gaúcho. Segundo Ocsman, isso deve ocorrer também nesta segunda-feira.
Um desses dois jogos deve mudar de dia. E isso pode causar um impacto nas distribuições das datas das quartas de final. Então pra evitara aquela situação de publicar e depois se altera de novo, esperamos a definição da CBF pra então publicarmos os horários e dias das quartas de final
— Devemos ter dois jogos sábado (9) e dois no domingo (10). Quem joga a Copa do Brasil na terça ou aquele que tiver a viagem mais longa, vai jogar no sábado — confirmou Ocsman.
Por isso, a tendência é de que o Caxias se o Caxias tiver seu jogo mantido com o Bahia para terça-feira, receba o São José, pelas quartas de final do Gauchão, no sábado; já o Juventude, se tiver a alteração do confronto com o Bahia, deve encarar o Guarany, em Bagé, no domingo. Inter x São Luiz jogariam no sábado, no Beira-Rio e Grêmio x Brasil-Pel devem jogar no domingo, na Arena.
Prevendo esse duelo de datas entre as duas competições, a direção do Verdão havia pedido à FGF que o jogo f/do Estadual fosse realizado no sábado.
— Como os jogos estão marcados pra terça, não podemos esperar uma mudança ou não das datas destas partidas. Talvez eles tenha se passado, mas nos antecipando, nós pedimos à Federação Gaúcha que pelo menos o jogo com o Guarany de Bagé seja marcado no sábado pra que possamos ter três dias de intervalo entre esses jogos — declarou o diretor de futebol, Almir Adami.
Já o Caxias trabalha com a manutenção da data com o Bahia para a terça, dia 12, às 21h30min, e com o enfrentamento com o São José sendo marcado para o sábado, no Centenário.