O Juventude voltou a decepcionar o torcedor e, mesmo enfrentando um time misto do Inter na tarde de sábado (2), saiu de campo derrotado por 2 a 1 , no Alfredo Jaconi, pela 11ª rodada do Gauchão. Hyoran e Wesley marcaram para o Colorado, enquanto Jadson descontou para o Verdão.
O trabalho de Roger foi contestado pelo torcedor, que vaiou o treinador durante o sexto jogo consecutivo sem vitórias. A equipe terminou a primeira fase na quinta colocação da tabela, com 15 pontos. O time saiu do G-4 e vai ter que encarar o Guarany, em Bagé, no confronto único das quartas de final, precisando da vitória para avanças à semifinal.
Fase ruim
Para enfrentar o melhor time da competição, Roger optou em repetir a formação que obteve classificação na Copa do Brasil sobre o Iguatu, com Mandaca na vaga de Lucas Barbosa. E diferente do jogo no Ceará, o Juventude começou pressionando a saída de bola do Inter. O sistema defensivo colorado era o único setor do time com praticamente todos os titulares. No mais, Lucho Gonzáles (o técnico interino na vaga do suspenso Eduardo Coudet) mandou a campo uma equipe mista.
O jogo iniciou muito truncado, com as duas equipes não querendo abrir espaços na marcação. Até que aos 13 minutos, numa saída de bola errada de Luís Oyama, Robert Renan arrancou pelo meio e arriscou o chute que passou à direita de Lucas Wingert.
O Ju levou perigo dois minutos depois com Erick Farias. O atacante conseguiu limpar a marcação de Bustos e chutou forte no ângulo, obrigando Anthoni a fazer boa defesa.
E aos 22 minutos, o Inter chegou ao gol com a ajuda da defesa alviverde. Hyoran recebeu de Bruno Gomes e chutou fraco na entrada da área, mas a bola desviou em Danilo Boza, pegou elevação e enganou o goleiro alviverde, que ia para o lado esquerdo da meta: 1 a 0 colorado.
A resposta do Ju foi na tabelinha dos atacantes. Erick roubou a bola no meio-campo e rolou para Gilberto; o centroavante foi rápido na devolução e deixou o atacante livre na ponta esquerda; mas Erick chutou rasteiro, facilitando a defesa de Anthoni.
O Verdão quase chegou ao empate na bola aérea. Jean Carlos bateu falta na cabeça de Zé Marcos; mesmo de costas ao gol, o zagueiro conseguiu tocar na bola, que passou perto da trave esquerda. No lance seguinte, Anthoni saiu mal mal na cobrança de escanteio, mas Alan Ruschel bateu pra fora.
Nos acréscimos, o goleiro do Inter se reabilitou. Mandaca fez a fila pelo meio e rolou para João Lucas; o lateral foi ao fundo e cruzou na área para Erick Farias. O atacante chutou forte no canto e o arqueiro colorado operou um milagre.
Jogo aberto
O Ju voltou do intervalo sem Erick, que sentiu um desconforto na coxa. Kleiton foi o escolhido por Roger para entrar. E pra piorar, com 20 segundos de jogo, o Inter chegou ao segundo gol. Gustavo Prado recebeu de Lucca com liberdade no fundo de campo e cruzou na área. Lucas Wingert ficou indeciso e não saiu da meta; Wesley cabeceou no canto e marcou: 2 a 0.
Parte do estádio passou a vaiar o técnico Roger Machado. E para piorar, Anthoni continuava operando milagres. Mas o goleiro não esperava que o chute de Jadson, aos seis minutos, batesse na defesa. A bola pegou o arqueiro colorado no contrapé e foi morrer lentamente no canto esquerdo. O Ju voltava ao jogo com o 2 a 1.
A partida ficou eletrizante e a torcida voltou a apoiar o time alviverde. Mas o Inter quase chegou ao terceiro com Wesley. A bola parou no travessão.
Aos nove, Lucas Barbosa entrou na vaga de Oyama. O Juventude pressionava, o que fez com que Lucho mexesse no Inter com as entradas de Aranguiz, Bruno Henrique e Wanderson.
Roger respondeu mandando a campo Nenê e Rildo nos lugares de Jean Carlos e Gilberto, de baixa produção no jogo. O Inter adiantou as linhas e controlava o ímpeto alviverde. Aos 29, Alan Patrick entrou na vaga de Wesley.
Aos 35 Nenê cobrou escanteio com perfeição para João Lucas, sozinho na área. Mas o lateral cabeceou em cima do goleiro colorado. A última ficha de Roger para alterar o rumo do confronto foi a entrada de Edson Carioca no lugar de Mandaca; do outro lado, Renê substituiu Bruno Gomes.
O Ju esboçou uma pressão, mas não conseguiu chegar ao empate. Final no Alfredo Jaconi, 2 a 1 para o Inter.
Ficha técnica
Juventude 1x2 Inter
Gauchão 2024 - 11ª rodada
Estádio Alfredo Jaconi
JUVENTUDE
Lucas Wingert; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Luís Oyama (Lucas Barbosa, 9/2º), Jadson, Mandaca (Edson Carioca, 41/2º) e Jean Carlos (Nenê, 19/2º); Erick Farias e Gilberto (Rildo, 19/2º). Técnico: Roger Machado
INTER
Anthoni; Bustos (Aranguiz, 16/2º), Igor Gomes, Vitão, e Robert Renan; Rômulo, Bruno Gomes (Renê, 41/2º), Hyoran (Wanderson, 16/2º) e Gustavo Prado (Bruno Henrique, 16/2º); Wesley (Alan Patrick, 29/2º) e Lucca. Técnico (interino): Lucho González
Gols: Hyoran (I), aos 22 minutos, no primeiro tempo. Wesley (I), aos 20 segundos; Jadson (J), aos seis, no segundo tempo.
Cartões amarelos: João Lucas, Zé Marcos (J). Alan Patrick (I).
Arbitragem: Daniel Nobre Bins, auxiliado por Fagner Bueno Cortes e Juarez de Mello Junior. Quarto árbitro: Marcello Ignacio Domingues Neto.
Público total: 8.024
Renda: R$ 285,171 mil