O Caxias do Sul Basquete sofreu mais uma derrota no NBB 16. Na noite desta quarta-feira (27), a equipe do técnico Rodrigo Barbosa foi derrotada pelo atual campeão Franca, por 89 a 79, no Ginásio do Sesi.
Com oito vitórias em 32 partidas, o time caxiense tem 25% de aproveitamento e ocupa a 17ª colocação, fora da zona de classificação aos playoffs. São oito derrotas em sequência e restam mais quatro jogos na fase classificatória. Na próxima semana, o Caxias enfrenta Corinthians e Paulistano, em São Paulo. Depois, fecha sua participação em casa, contra Minas e Pato.
O jogo diante do Franca foi de um Caxias mais ativo na marcação em relação ao confronto anterior, diante do Fortaleza. Porém, a qualidade do time paulista prevaleceu. No primeiro quarto, o selecionável Lucas Dias comandou as ações ofensivas do atual campeão, que abriu sete pontos de vantagem. O time caxiense respondeu em cestas do perímetro de Rafa e Konztadt. Ao fim do primeiro quarto, 25 a 18 para os visitantes.
O Franca voltou melhor no período seguinte e novamente fez a diferença subir para mais de 10 pontos. Só que o Caxias, desta vez, encontrou em Dawkins a resposta. O armador norte-americano marcou 14 dos 21 pontos do time caxiense no quarto, e foi o responsável por manter a equipe próxima do placar. Com 23 a 21 na parcial, o Franca foi para o intervalo vencendo por 48 a 39.
Na retomada, os primeiros minutos foram de 7 a 0 para o Franca. Mas, mais uma vez, o Caxias Basquete respondeu. Com sete pontos de Wesley Sena e um jogo mais coletivo, o Gambá igualou a parcial em 20 a 20 e seguiu vivo no duelo.
Nos 10 minutos finais, o Caxias continuou lutando, mas o Franca soube controlar o ímpeto dos donos da casa. Quando a diferença baixava dos 10 pontos, Scala ou Lucas Dias definiam no ataque e tornavam a virada algo impossível para o time caxiense. Com 30 pontos, Lucas foi o grande nome da partida, que acabou em 89 a 79 para os paulistas.
Dawkins, com 22 pontos, e Konztadt, com 14, foram os cestinhas do Caxias no jogo.