O Caxias do Sul Basquete chegou em sua sétima derrota seguida no NBB 16. Na noite desta segunda-feira (25), não fez frente ao adversário durante toda a partida e perdeu para o Fortaleza por 91 a 69, no Ginásio do Sesi. O resultado coloca em risco a classificação do time aos playoffs. Com a vitória do Botafogo sobre o São Paulo, a equipe caxiense ficou na 17ª colocação.
Com oito vitórias em 31 jogos, o Caxias ainda terá sete partidas a disputar na primeira fase para reverter o cenário. Nesta quarta-feira (27), o time volta à quadra para enfrentar o atual campeão Franca, novamente no Sesi, às 20h.
O primeiro quarto no Ginásio do Sesi já foi de domínio dos visitantes. Com 12 pontos do norte-americano Ewing nos 10 minutos iniciais, o Fortaleza se manteve à frente do placar e foi ampliando a vantagem de forma natural, com o baixo aproveitamento do Caxias. Ao final do período, 25 a 12 a favor dos cearenses.
Mesmo com os retornos do argentino Konztadt e do ala/pivô Vini Chagas, recuperados de lesão, o Caxias Basquete não conseguia reprisar seus melhores desempenhos. Envolvido ofensivamente pelo rival nordestino, o time caxiense tinha alguns lampejos de recuperação, mas faltava consistência. Cedendo 28 pontos para o Fortaleza, o jogo foi escapando pelas mãos, com 28 a 24 na parcial e 53 a 36 como placar no intervalo.
O cenário não se alterou no terceiro quarto. Mesmo que o time de Rodrigo Barbosa conseguisse reduzir a diferença em alguns momentos, ela nunca baixou de dois dígitos. Na reta final do período, equilíbrio e 18 a 18 no placar. Sendo assim, a vantagem permaneceu grande para os cearenses: 71 a 54.
O último período foi ainda pior. Logo de cara, o Fortaleza fez 10 a 1 na parcial, em pouco mais de cinco minutos. Sem poder de indignação ou reação, o Caxias Basquete viu seu torcedor deixar o ginásio mais cedo e saiu de quadra acumulando mais um resultado negativo.
Léo Cravero, com 20 pontos, e Wesley Sena, com 19 pontos e 11 rebotes, foram os destaques individuais do Caxias. Cassiano, com 20, foi o cestinha do Fortaleza.