O Caxias dá um tempo no Gauchão 2024 e só voltará a pensar no Novo Hamburgo, pela última 11ª rodada, a partir de quinta-feira (29). Antes, o grupo de atletas direciona o foco na Copa do Brasil. A estreia grená na competição nacional ocorre nesta quarta-feira (28), às 20h30min, diante da Portuguesa Santista, no Estádio Ulrico Mursa. O time de Santos disputa a Série A-2 do Paulistão, e está em oitavo lugar na tabela, fechando a zona de classificação, com 16 pontos em 11 partidas.
A vitória sobre o Avenida no sábado deu o gás que faltava para a equipe de Argel Fuchs confirmar um novo momento da temporada. O empate no clássico Ca-Ju já havia sido uma amostra da nova fase. Mas faltavam os três pontos diante do torcedor para os jogadores adquirirem a confiança para o compromisso desta semana.
— Foi uma vitória importante, pois já vínhamos de uma crescente muito grande, nos cobrando para não tomarmos gol, porque quando a gente sofre a culpa é de todo mundo. O Argel chegou e deu moral pra todos. Hoje (segunda-feira), ele passou informações sobre a Portuguesa. Sabemos que é uma grande equipe. Por isso, temos que estar preparados para fazermos uma grande partida — avaliou o meia Tomas Bastos, autor do primeiro gol sobre o Avenida.
Basta um empate para o Caxias avançar de fase e garantir mais R$ 945 mil para os cofres do Estádio Centenário. Pela participação na primeira fase da Copa do Brasil, o clube já faturou R$ 787,5 mil.
— Você não pode em entrar em campo pensando no empate. Acho que sempre temos que pensar na vitória. Vai ser um jogo duro. Eles vão jogar em casa e fazer de tudo pra vencer. Temos que ter um jogo equilibrado, consistente, sem tomar gol, pra sair de lá com um bom resultado — avaliou o camisa 10 grená.
A tendência é de que Argel mantenha o esquema tático com a presença de três homens de marcação no meio-campo para o confronto em Santos. A única dúvida no time é a presença do zagueiro Jean Pierre . O defensor deixou a partida diante do Avenida mais cedo, após sofrer uma pancada na perna. Se não puder atuar, Denílson inicia o jogo. Sendo assim, o time deverá ter: Fabian Volpi; Marcelo, Jean Pierre (Denílson), Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba, Elyeser, Emerson Martins e Tomás Bastos; Gabriel Silva e Vitor Feijão.
Suspensos pela expulsão contra o Ferroviário-CE, na Série D, o lateral-esquerdo Peu e o meia-atacante Galvan estão fora da partida. O meia Peninha, com desconforto na coxa, não participou do treino desta segunda-feira (26).
O voo da delegação grená de Caxias do Sul até São Paulo será no início da tarde desta terça-feira (27). Antes, Argel deve comandar um treino com portões fechados, pela manhã, no Estádio Centenário.