Se o sábado (24) era de reencontros, o mais importante deles aconteceu no Estádio Centenário. Do Caxias com a vitória. Após 13 anos, o técnico Argel voltou a comandar o Caxias dentro de casa e o time correspondeu ao derrotar o Avenida por 2 a 0, com gols de Tomas Bastos e Emerson Martins.
Com o resultado, o time grená alcançou 13 pontos e encaminhou a sua classificação à próxima fase. Na última rodada da primeira fase, o desafio grená será contra o Novo Hamburgo, sábado (2), às 16h30min, no Estádio do Vale. Antes, porém, a equipe enfrenta a Portuguesa Santista, quarta-feira (28), às 20h30min, em Santos, na estreia pela Copa do Brasil.
Com a mesma formação que disputou o Ca-Ju, o time de Argel iniciou o duelo com o Avenida de forma agressiva. Com menos de um minuto de jogo, Dudu Mandai encontrou Tomas Bastos dentro da área. O meia finalizou de pé esquerdo e Ruan fez grande defesa. Logo na sequência, após cobrança de escanteio, Jean Pierre desviou para fora.
Aos quatro minutos, mais uma grande chance grená. Após um latereio na área, a defesa do time alviverde afastou parcialmente e Dudu Mandai arriscou de fora da área mirando o ângulo. Ruan espalmou para escanteio. Aos oito, foi a vez de Tomas Bastos cobrar escanteio e Emerson Martins cabecear na trave. O Caxias pressionava e tinha uma postura muito diferente dos outros jogos em casa. O primeiro gol parecia questão de tempo.
O Avenida só foi finalizar com perigo aos 21 minutos. Após cobrança de escanteio, Maikon Aquino dominou na área e girou sobre o gol. Na resposta grená, aos 23, Marcelo acertou a falta na cabeça de Elyeser, que desviou no ângulo. Ruan foi buscar e evitou o 1 a 0 mais uma vez. Aos 24 não teve jeito. Em jogada bem trabalhada, que teve participação de Gabriel Silva e Emerson Martins, Dudu Mandai cruzou, a zaga tirou na dividida com Feijão, mas a bola sobrou para Tomas Bastos finalizar na pequena área para as redes.
Após uma parada pra hidratação, o Avenida voltou a assustar. Aos 40 minutos, Jessé arriscou direto em falta pela meia esquerda e Volpi fez grande defesa. Em jogada de velocidade, aos 46, Gabriel Silva bateu rasteiro, a zaga tirou e Tomas Bastos tentou de pé direito. Ruan defendeu firme.
SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, o técnico Argel precisou fazer uma mudança na zaga: saiu Jean Pierre e entrou Denilson. Já o Avenida voltou com o meia Carlos Alberto na vaga do volante Jonatha, em uma clara demonstração que Márcio Nunes queria um time mais ofensivo. E os primeiros minutos foram de maior equilíbrio e sem chances claras para os dois times.
Aos 11, em jogada pelo centro do gramado, Hélio Paraíba recebeu na entrada da área, girou sobre Denilson e bateu fraco, nas mãos de Volpi. Logo depois da saída de Gabriel Silva para a entrada de Joel Pantera, o Caxias conseguiu sua primeira finalização no segundo tempo. Elyeser arriscou de fora da área e Ruan espalmou para fora. Na cobrança de escanteio de Marcelo, novamente apareceu Elyeser desviando de casquinha e a bola parou no travessão.
Em um duelo mais franco, o Avenida levava perigo nas bolas aéreas, mas a defesa grená mostrava segurança. E, no contra-ataque, veio o segundo. Na falha de Jessé, que errou na saída de jogo, Emerson Martins roubou na intermediária, avançou e bateu firme, por baixo do goleiro Ruan: 2 a 0.
Na sequência, o Avenida intensificou a sua pressão para chegar, pelo menos, ao gol de desconto. E quase fez isso aos 30 minutos, quando Bruninho arriscou de fora da área e acertou o travessão. Dois minutos depois, Alan Cardoso ficou cara a cara com Volpi e Cézar Henrique se atirou na bola para salvar o Caxias.
Nos minutos finais, e com as últimas mudanças de Argel, o time grená conseguiu controlar as ações e comemorou o resultado positivo. Sob o comando do novo treinador, quatro pontos conquistados em seis disputados.
FICHA TÉCNICA
Gauchão 2024
Caxias 2x0 Avenida
10ª rodada - Estádio Centenário
Caxias
Fabian Volpi; Marcelo, Jean Pierre (Denilson, int.), Cézar Henrique e Dudu Mandai; Barba, Elyeser, Emerson Martins (Pedro Cuiabá, 36/2º) e Tomas Bastos (Peninha, 25/2º) ; Gabriel Silva (Joel, 13/2º) e Vitor Feijão (Galvan, 25/2º) . Técnico: Argel Fuchs
Avenida
Ruan; Celsinho, Rafael Goiano, Dadalt (Jessé, 26/1º) e Alan Cardoso; Jhonata (Carlos Alberto, int.), Chicão (Lucas, 28/2º) e Bruno Camilo; Maikon Aquino (Jean Carlos, 28/2º), Bruninho e Hélio Paraíba. Técnico: Márcio Nunes
Gols: Tomas Bastos (C), aos 24min, no primeiro tempo. Emerson Martins (C), aos 22min, no segundo.
Amarelos: Dudu Mandai, Emerson Martins, Galvan, Pedro Cuiabá, Barba (C); Celsinho (A).
Árbitro: Douglas da Silva, auxiliado por Lúcio Flor e Cassio Dornelles.