A lista de estreantes em Campeonatos Gaúchos é grande no Estádio Alfredo Jaconi. Contando com os jovens da base que integram a pré-temporada, 23 atletas nunca jogaram um Gauchão. Por outro lado, sete já entraram em campo no Estadual. No gol, apesar de ter feito base no Inter, Lucas Wingert só jogou campeonatos de categorias inferiores. Renan veio do Sport e terá a primeira oportunidade.
Na zaga, Zé Marcos não teve chance de jogar o Estadual em 2023. O atleta foi titular somente no começo da Série B do Brasileiro. O mesmo serve para Romércio, que chegou após indicação de Pintado para o campeonato nacional. Os demais reforços também vão estrear. O único que já conhece o certame é Danilo Boza. O jogador defendeu o Juventude em dois torneios em 2021 e 2023.
Nas laterais, Alan Ruschel é o mais experiente em Campeonatos Gaúchos. Ele conhece muito bem a pressão do principal torneio do Rio Grande do Sul. Na temporada passada, o lateral entrou em campo pelo Juventude. Em 2012, o atleta também defendeu o alviverde. Já em 2014, atuou o Estadual pelo Inter.
No setor de marcação, o maior número de atletas que já tiveram experiência com o Gauchão. Três nomes compõem a lista de quem já entrou em campo. São eles: Kelvi, Jadson e Mandaca. Do trio, Jadson vai para o seu terceiro Gauchão seguido com a camisa do Juventude. Ele chegou no meio da temporada de 2021 e sabe da pressão para voltar a disputar uma final, algo que não acontece desde 2016 quando enfrentou o Inter na decisão.
— O Juventude não chega na final do estadual desde 2016, no ano passado a gente teve um imprevisto no meio da Copa do Brasil. Então a gente tem que focar jogo a jogo, é focar no presente e deixar o futuro para quando ele chegar, porque assim, Campeonato Gaúcho é muito difícil, é um campeonato muito físico e a gente tem que se preparar para isso. O principal nesse momento é a gente transformar o vestiário em um vestiário coeso, uma mentalidade vencedora, de sacrifício e quem quer tá aqui é com muita felicidade de vestir essa camisa — declarou Jadson.
No ataque, Rildo e Erick Farias entraram em campo no Gauchão. O primeiro esteve no elenco campeão estadual de 2022 com o Grêmio. Na ocasião, o técnico era o próprio Roger Machado, hoje comandante do Juventude. No setor ofensivo, o alviverde terá sete estreantes.
ESTREANTES NO GAUCHÃO
Goleiros: Lucas Wingert, Renan, Mário (base) e Dida (base)
Zagueiros: Zé Marcos, Romércio, Rodrigo Sam e Lucas Freitas
Laterais: João Lucas, Ewerthon e Jefferson
Volantes: Caíque Gonçalves e Luís Oyama
Meias: Nenê, Matheus Vargas e Jean Carlos
Atacantes: Gabriel Taliari, Kleiton, Edson Carioca, Lucas Barbosa, Ruan (base), Rafael Pinna (base) e Werik Popó
JÁ JOGARAM O GAUCHÃO
Zagueiros: Danilo Boza
Laterais: Alan Ruschel
Volantes: Kelvi, Jadson e Mandaca
Atacantes: Erick Farias e Rildo