Dentre os destaque do time do Caxias vice-campeão gaúcho em 2023 esteve a figura do lateral-esquerdo Dudu Mandai. Um dos melhores jogadores da posição. Mas logo na primeira rodada da Série D, contra o São Joseense-PR , uma lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo começou a dificultar a vida do atleta dentro de campo.
— Realmente no ano passado eu fiquei de fora de momentos importantes da reta final da Série D, por uma lesão. Para um atleta que vinha de uma sequência ter uma lesão naquele momento é muito frustrante, sabendo que a pretensão do clube era o acesso e graças a Deus ele veio. Mas pro jogador é muito ruim ficar fora de campo — admitiu o lateral.
Dudu atuou em 11 partidas com a camisa grená em 2023, com um gol e uma assistência. E ele admite estar pronto para novos desafios a partir de sua recuperação.
— O Dudu Mandai, aquele que a torcida foi acostumada a ver no Gauchão, já está 100% novamente. Pronto pra ajudar o Caxias nesta nova e importante temporada — destacou o jogador, que comentou sobre não carregar mais o peso de começar um ano planejando a disputa da Série D:
— A pressão para o atleta sempre vai existir. Talvez não da mesma forma. Não carregamos mais aquele estigma, mas existem outras pressões. Não vejo como um início mais tranquilo. Vejo como um início de grandes novos desafios, que vão exigir de todos 100% de dedicação. Pro Caxias mostrar que não foi por acaso o que aconteceu em 2023. E a gente vai buscar mais uma vez o título.
Por dentro da aldeia
Natural de Porto Alegre, Dudu vai disputar o seu sétimo Gauchão. Mesmo confiante, ele admite que este ano a briga vai ser mais dura.
— Com certeza este ano vai ser um dos mais acirrados, até pela expectativa que a gente tem pelo Caxias. Fomos finalistas em 2023 e quase ficamos com a taça na mão. Temos agora três times de Série A no Estado; o Caxias vem numa crescente gigantesca com o acesso à Série C e em condições de surpreender novamente — garantiu.
Antes da estreia oficial no Estadual, diante do Grêmio, o time grená entra em campo pra mais dois jogos-treinos na pré-temporada. O primeiro deles no sábado (6), às 16h30min, contra o Avenida. No dia 13 o adversário será o São José. As duas partidas acontecem no Estádio Centenário.
— Esses jogos são importantes porque praticamente 50% do grupo ficou, mas os outros 50% é formado por atletas novos e precisamos desses jogos-treinos pra todos se conhecerem. É importante também enfrentar equipes do mesmo nível de disputa do campeonato pra saber como todos estão. Não traz 100% de parâmetro de competição, mas é importante pra chegarmos o melhor possível na estreia — finalizou.