Novamente, um time cearense está no caminho do Juventude. Em 2023, o Verdão conquistou o acesso à Série A diante do Ceará, em Fortaleza. Agora, em 2024, o alviverde vai começar a caminhada na Copa do Brasil na cidade de Iguatu, diante do clube de mesmo nome. A população total do município é de 100 mil habitantes, de acordo com a última estimativa do IBGE.
O nome "Iguatu" tem raízes na língua indígena, derivando de "ig" ou "i" (água) e "catu" (bom, boa), traduzindo-se como "rio bom" ou "água boa". A nomenclatura é uma homenagem à imponente lagoa, a maior do estado do Ceará, situada na parte leste da cidade.
O Juventude joga pelo empate na primeira fase, devido a melhor classificação no ranking da CBF. Em 2024, o Verdão fará sua 23ª participação na Copa do Brasil. Já o Iguatu disputa pela segunda vez o torneio mais democrático do país.
Em 2023, a equipe foi eliminada pelo Santos, após perder por 3 a 0, na Vila Belmiro. Na segunda fase da Copa do Brasil deste ano, o classificado deste duelo recebe o classificado da partida entre Ji Paraná x Paysandu. Se avançar na estreia, o Ju atuará no Alfredo Jaconi na etapa seguinte.
ADVERSÁRIO
O Iguatu foi fundado em 21 de abril de 1995. A equipe é nova e passou por um momento difícil em 1998 quando fechou. O time retornou ao futebol com nome Associação Desportiva Iguatu em 2010. As cores são azul e branco. O time é chamado pelo sua torcida como Azulão do Centro Sul.
O Iguatu entrou em campo em dois jogos do Campeonato Cearense. O time venceu o Atlético Cearense por 2 a 0 e derrotou o Caucaia por 1 a 0. Ambos os confrontos foram no Estádio Elmo Moreno, o “Morenão”, que tem capacidade para 3,2 mil pessoas. Além disso, a equipe entrou em campo pela pré-Copa do Nordeste. O time eliminou o CSA nos pênaltis, fora de casa. Após um empate em 1 a 1, a equipe venceu por 4 a 3 nas cobranças. Na fase seguinte, diante do ABC, em Natal-RN, o clube cearense também ficou no 1 a 1, mas perdeu por 4 a 2 e se despediu da competição.
Na temporada passada, o Iguatu terminou a primeira fase do estadual, no Grupo A, na segunda colocação, atrás somente do Ceará. A equipe somou 10 pontos. O time chegou às semifinais ao eliminar o Atlético Cearense. Porém, o clube encontrou novamente o Vozão e foi eliminado após um empate e uma derrota.
TÉCNICO PERMANECEU
A equipe é comandada pelo técnico Washington Luiz, 42 anos. O profissional renovou o seu contrato para o ano de 2024 e tem mais de 120 jogos à frente do time. A primeira passagem foi em 2012. Com ele, o time alcançou o acesso à primeira divisão cearense em 2021.
Na temporada passada, sob o seu comando, o time conquistou a vaga na Série D de 2024, na Copa do Brasil, na Pré-Copa do Nordeste e permaneceu na elite do Cearense, terminando com a terceira melhor campanha. Para finalizar o ano vitorioso, o time foi campeão da Taça Fares Lopes, organizada pela Federação Cearense de Futebol. O time ainda não tinha conquistado essa competição.
CONHECIDO DO JU
O elenco do Iguatu não tem nenhum atleta com grande destaque do futebol brasileiro. Porém, o meio-campista Esquerdinha é conhecido do torcedor do Juventude. Ele chegou ao time do Nordeste para atuar na temporada de 2024 e já tem cinco jogos pelo clube.
Esquerdinha tem passagens por América-RN, Bragantino, Ferroviário-CE, Floresta-CE e Anapolina-GO, clube que estava antes de ir para o Iguatu. A passagem do jogador pelo Estádio Alfredo Jaconi foi em 2018, na Série B do Brasileiro. Ele chegou por empréstimo do Ferroviário-CE. O jogador entrou em campo em cinco jogos pelo Verdão na época.