A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) informou, no final da tarde de segunda-feira (22), que as partidas do Ypiranga no Gauchão 2024 podem acontecer com portões fechados. O clube de Erechim ainda não teria conseguido expedir o necessário Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndio (APPCI) e demais laudos do Estádio Colosso da Lagoa. Os documentos são considerados indispensáveis para a liberação do local. A medida passa a valer já para o jogo de quarta-feira (24) contra o Caxias, válido pela 2ª rodada do Estadual.
A norma também é fundamentada no artigo 13, parágrafo 7º, do Regulamento Geral das Competições/RGC 2024, que aponta que as partidas marcadas para o Estádio Colosso da Lagoa serão realizadas com portões fechados, sem a presença de público, até a regularização da documentação.
Pela nota da FGF, assinada pelo presidente Luciano Hocsman, no entanto, é possível que o Ypiranga consiga reverter a situação se conseguir os laudos, mas não estipula o prazo. Até o momento, as duas equipes se enfrentarão com portões fechados na quarta-feira, em Erechim.