Para encarar os cearenses no Estádio Presidente Vargas o Juventude já tem dois desfalques confirmados. Jean Irmer, suspenso, e Kelvyn, emprestado pelo Ceará, ficam de fora da decisão.
Jadson retorna ao meio-campo. O jogador foi expulso diante do ABC e perdeu o confronto contra a Ponte Preta, no fim de semana. Mas essa pode não ser a única alteração no setor. Mandaca e Vini Paulista iniciaram o último jogo. A meia-cancha ainda poderá ter a volta de Matheus Vargas. Sem opções para substituir Nenê na armação de jogadas, o atleta é o que tem as características mais próximas do camisa 10.
Dois jogadores ainda estão sendo reavaliados pelo departamento médico: Reginaldo e David da Hora. Com dores musculares na coxa, os dois titulares ainda tentam se colocar à disposição para a decisão em Fortaleza.
Caso não reúnam condições clínicas, Dani Bolt permanece na lateral direita. O atleta foi elogiado pelo técnico Thiago Carpini pela atuação diante da Macaca.
Dificuldade na frente
O maior problema está no ataque. Sem David, o comandante alviverde apontou após a partida de sábado que não há outro atleta no grupo que possa suprir a lacuna. E admitiu também que já deu chances a vários atletas, como Ruan, que não deram conta do recado.
Echaporã e Tite iniciaram entre os 11 contra a Ponte Preta, mas também não foram bem. Erick Farias e Rafael Furtado entraram no decorrer do duelo passado. Enquanto o ex-jogador do Ypiranga segue sem comprovar o investimento feito pelo clube, o centroavante que veio do time de transição perdeu duas oportunidades claras de gol, que poderia confirmar o acesso antecipado do clube.
As outras alternativas para o setor ofensivo que Carpini tem à disposição são os atacantes Daniel Cruz e Robertinho, pouco aproveitados nas últimas rodadas. Cruz balançou as redes apenas duas vezes em 18 jogos na temporada. Já Robertinho ainda não marcou em 10 partidas pelo clube. Ele ainda não atua desde a derrota para o Vila Nova, no Alfredo Jaconi, no dia 7 de agosto e chegou a ir para o time de transição.
O ataque alviverde é apenas o 10º melhor da competição com 39 gols, enquanto que a defesa foi vazada 30 vezes e é a terceira melhor da Série B.
— Há duas maneiras de olharmos o desempenho. Não sofremos gols, mas também não fizemos nos últimos jogos. Precisamos melhorar, mantendo a nossa parte defensiva ali da mesma maneira que a gente vem atuando e procurar ser efetivo no ataque. Quando tiver a chance precisamos fazer o gol — avaliou Thiago Couto.
O grupo de atletas trabalhou na manhã desta quarta-feira (22), com portões fechados, no CT Alviverde. A delegação viaja na quinta-feira (23), após o treino. O elenco sai às 11h45min de Caxias do Sul até Porto Alegre. O voo que sai da Capital terá ainda uma conexão em Brasília e a chegada prevista em Fortaleza é às 23h50min.