Faltam 12 rodadas para a Série B 2023 acabar. O Juventude é dos postulantes a uma das quatro vagas à Primeira Divisão. Mas a disputa está acirrada. A diferença do quarto colocado, o Novorizontino, com 45, para o 10º, o CRB, é de apenas seis pontos.
Ainda não se sabe quantos chegarão vivos nas rodadas finais da competição. Algo que intriga ao técnico Thiago Carpini, que acreditava que nessa altura da competição, já se teria um norte de quantos clubes têm condições de conquistar o acesso.
— É a importância de estar sempre somando. Contra o Atlético-GO, fizemos a vitória em casa. A diferença é esse jogo. Se o Atlético-GO conseguir uma vitória, iguala com o Juventude. Independente desse jogo, o Atlético-GO está na briga, o Ceará entrou na briga. Eu imaginei que essa altura da competição poderia estar um pouco mais definido, mas está tudo em aberto. São nove equipes brigando por quatro vagas. Até equipes que tinham uma certa gordura, ninguém mais está soberano — revelou o comandante alviverde.
Carpini acredita que a definição das vagas para a Série A pode ficar para uma eletrizante última rodada da competição.
— Será disputado ponto a ponto até a 38ª rodada. A gente lamenta alguns empates em casa, que eu não trato como tropeço, mas somar não é tropeço — recordou o técnico, que acredita que o time precisa ser mais efetivo, diante do Atlético-GO, no domingo (10), como foi no 3 a 0 aplicados em casa, no primeiro turno:
— Eu acho que agora, na fase decisiva, com 12 jogos, serão 12 decisões. Estamos muito próximos de brigar até o final pelo objetivo, que seria coroar o trabalho e terminar o ano com chave de ouro, após um início de temporada ruim. Temos que ser decisivos e um pouco mais efetivos. Nós temos criado com competitividade e imposição. Temos que ser mais eficientes. Usei com os atletas de exemplo o jogo diante do Atlético-GO em casa, quando eles eram o segundo colocado e em 15 minutos liquidamos a partida, porque fomos efetivos.
Com 44 pontos, a comissão técnica alviverde projeta mais 19 para a equipe conquistar o acesso.