Na preparação para o NBB, o Caxias do Sul Basquete terá um desafio internacional entre os dias 15 e 17 de setembro. A equipe será uma das oito participantes do Torneio Interligas Adulto, competição que reúne times Liga Nacional de Basquete do Brasil e da La Liga Argentina.
Os oito clubes participantes, quatro de cada país, serão divididos em dois grupos na fase inicial. A cidade de Corrientes, na Argentina, será a sede em que atuará o Caxias, que terá como rivais o Regatas Corrientes (ARG), o Riachuelo (La Rioja) e o Pato Basquete (BRA). Já São Paulo será a casa das partidas entre Pinheiros (BRA), Corinthians (BRA), Olímpico (ARG) e Platense (ARG).
Na primeira fase, todos jogam contra todos dentro de seus respectivos grupos. O primeiro colocado de cada chave disputa a final em jogo único. A grande decisão do dia 25 está prevista para acontecer na Argentina, mas caso os dois finalistas sejam brasileiros a decisão acontecerá na capital paulista.
– Participar de uma competição internacional é extremamente importante por dois motivos. Primeiro, em 2018, quando nós conseguimos a vaga na Liga Sul -Americana, infelizmente a gente não conseguiu participar da temporada seguinte e teve que abrir mão da competição. E aí, então, agora ter essa oportunidade alguns anos depois fortifica ainda mais o nosso trabalho e nos deixa mais motivados para poder continuar trabalhando e evoluindo. Além disso, o número de jogos que a gente faz antes de um NBB sempre foi pequeno, em função de não haver estadual no Rio Grande do Sul. E aí essas competições acabam nos ajudando a montar uma equipe e chegar no NBB já com um nível de jogo adequado – avalia o técnico Rodrigo Barbosa.
A tabela e a grade de transmissão do Interligas serão divulgadas em breve. O NBB está previsto para iniciar em 21 de outubro. Nesta semana, o Caxias deve receber mais um estrangeiro como reforço para o elenco.