O Caxias do Sul Basquete anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (4), que irá disputar a edição 2023/2024 do Novo Basquete Brasil (NBB). O clube apresentou as garantias financeiras à liga e confirmou que irá participar pela sétima vez a maior competição da modalidade no país.
— É o amadurecimento do projeto. Estamos indo para a quarta temporada seguida, coisa que não conseguimos quando entramos no NBB. Isso mostra o crescimento do projeto, a força do basquete e do nosso trabalho — comentou o técnico Rodrigo Barbosa.
Na última temporada, no NBB 15, o Caxias Basquete caiu nos playoffs contra o Pinheiros, após duas derrotas e não avançou às quartas de final. Na primeira fase, o time terminou na 11ª colocação, com 12 vitórias em 32 partidas.
A história da equipe da Serra tem a conquista da Liga Ouro em 2015 e um quinto lugar no Novo Basquete Brasil (NBB), em 2018, a melhor campanha na elite até hoje em sete temporadas de disputa. O time, que completa 18 anos em 2024, chegou em seis oportunidades nos playoffs do NBB.
Em 2022, o time do técnico Rodrigo Barbosa conquistou a inédita participação na Copa Super 8, um torneio entre os turnos do NBB, reunindo os oito melhores qualificados na primeira parte do campeonato.
Diferentemente de outras temporadas, quando enfrentou dificuldades para confirmar a participação, dessa vez o Caxias do Sul Basquete definiu com antecedência que irá jogar o NBB 16. O começo da competição está previsto para o dia 14 de outubro.
A chegada dos novos atletas e dos remanescentes acontece partir de setembro. Os primeiros reforços serão anunciados nas próximas semanas. O Caxias Basquete terá mais uma temporada o Ginásio do Sesi como sua casa, com capacidade para pouco menos de 5 mil pessoas.