O fisioterapeuta Rafael Plein, do Caxias do Sul Basquete e da Seleção Brasileira da modalidade, recebeu uma convocação especial. Desde o final de abril, o caxiense está em Granada, na Espanha, realizando o tratamento do pivô Cristiano Felício, 30 anos, ex-jogador do Chicago Bulls, dos Estados Unidos.
O jogador da Seleção Brasileira sofreu uma fratura na perna esquerda em dezembro de 2022, durante uma partida do Granada na Liga ACB — a principal competição do basquete espanhol. Rafael Plein completará um período de três semanas auxiliando na finalização da recuperação do pivô antes do retorno do atleta às quadras.
— Sem dúvida, é uma situação que exige muita responsabilidade, com foco total nas necessidades do atleta, além do conhecimento técnico. Trata-se de um ícone, uma referência do basquete mundial e um dos principais jogadores da seleção brasileira. Estou totalmente preparado e habilitado para assumir esta demanda — afirmou o fisioterapeuta.
Além do trabalho realizado em Cristiano Felício, o período em Granada também é uma oportunidade para Plein mostrar a relevância de um trabalho individualizado para a recuperação de atletas de alto rendimento:
— É preciso fornecer o melhor suporte para deixar o Felício em plenas condições. Nesse período de últimos ajustes no tratamento e readaptação para o retorno ao esporte em alta performance, a leitura adequada de minha parte e os detalhes nas intervenções são determinantes para o sucesso no retorno ao esporte, bem como a confiança do atleta para desempenhar suas atividades na quadra.
Cristiano Felício explicou a razão que o levou a convidar Plein:
— A escolha do Rafael se deu por termos trabalhado juntos na seleção, por saber da pessoa que ele é e todo conhecimento que possui na área. Foi uma escolha corretíssima, pois está me ajudando bastante, mesmo com apenas pouco mais de duas semanas de trabalho — afirmou o pivô, que completou falando sobre a importância do trabalho de Plein:
— A presença do Rafael é muito importante para esta reta final de recuperação. Eu necessitava de uma pessoa que pudesse me acompanhar mais de perto, que realmente conseguisse avaliar o meu estado e me guiasse para o melhor caminho neste momento que é importantíssimo. A fase final de recuperação para mim é muito importante porque quero estar 100% pronto e sem receios/bloqueios mentais para os compromissos que tenho nestes próximos meses, já que não consegui recuperar a tempo de atuar nos últimos jogos aqui na Espanha.
Em agosto, o Brasil irá disputar o Mundial de Basquete, sediado por Japão, Indonésia e Filipinas. A expectativa é de que Plein esteja na comissão técnica de Gustavo de Conti e de que Felício, totalmente recuperado, esteja em quadra.