O Caxias foi organizado, certeiro e não oscilou em campo. Contra a pior campanha da Série D do Brasileiro, o Novo Hamburgo, o grená fez o que se espera diante de um adversário frágil tecnicamente, venceu com autoridade. A partida na tarde de domingo marcou a estreia do treinador Gerson Gusmão no comando da equipe. O centroavante Eron marcou duas vezes e decidiu novamente para o Caxias.
O confronto, no Estádio Centenário, teve um clima totalmente diferente do encontrado na rodada anterior, na derrota para o Hercílio Luz. Com a presença do torcedor incentivando o time antes mesmo da bola rolar, o Caxias entrou em campo sob aplausos e cantos de apoio da sua torcida. O grito "Grená eooo" voltou a ecoar nas arquibancadas do Centenário.
Com a vitória, o Caxias chega aos 17 pontos no grupo A-8 da Série D do Brasileirão. O grená volta a assumir a vice-liderança da chave. A primeira colocação é do Hercílio Luz com 21. Na próxima rodada, o time da Serra enfrenta o Brasil de Pelotas. A partida será no domingo, dia 2, às 15h, no Estádio Bento Freitas.
O JOGO
Nos primeiros minutos já era possível observar o desenho tático do Caxias de Gerson Gusmão, com uma linha de quatro bem formada, sem a saída de três, muito usada pelos seus antecessores. No ataque, outra linha de quatro marcando a saída de bola do Novo Hamburgo, com Galvan sendo o camisa 10 e três atacante: Marcelinho na direita, Joãozinho na esquerda e Eron na área. Na marcação, Marlon com a camisa 5 e Elyeser, de segundo homem, ocupando a vaga de Marciel, que se transferiu para o CSA na Série C.
Fechado defensivamente, o Novo Hamburgo viu o Caxias ficar com a bola nos 15 minutos iniciais. Na primeira conclusão grená, Eron levantou a torcida na arquibancada. Aos 16 minutos, Elyeser cruzou pela direita e encontrou o camisa 9. Eron, de cabeça, estufou a rede do time do Vale dos Sinos, 1 a 0 para o Caxias. Após o gol, o cenário no Centenário seguia igual. O Caxias rondava a área adversária, esperava o momento certo para concluir. Aos 28, Marcelo cobrou falta na segunda trave e Eron quase marcou o segundo. De cabeça, a bola subiu e foi para fora.
A marcação agressiva na saída do adversário é uma característica das equipes de Gusmão. Já neste primeiro jogo foi possível observar essa função com os extremas. Aos 37, mais uma grande jogada de Eron. Marcando o zagueiro Santiago, o centroavante grená roubou a bola, ingressou na área e soltou a paulada. A finalização cruzada subiu demais e foi sobre o travessão do goleiro Maticoli. Aos 40 minutos, a reclamação de um pênalti sobre Marcelinho. Garré fez uma carga nas costas do extrema grená, mas o árbitro mandou seguir. O Caxias foi para o vestiário com a vitória parcial, sob aplausos da torcida e sem o goleiro André Lucas fazer ao menos uma defesa.
ETAPA FINAL SEM SUSTOS
As equipes voltaram para o segundo tempo sem modificações. Logo aos 4 minutos, Barbieri saiu errado e deu a bola nos pés de Marcelinho, que lançou Eron. Na entrada da área, o centroavante do Caxias concluiu rasteiro, mas a bola passou pelo lado direito do goleiro do Novo Hamburgo. No ataque seguinte foi a vez de Eron dar uma de garçom e encontrar Marcelinho livre na meia-lua. O chute saiu rasteiro pela linha de fundo.
A primeira defesa de André Lucas veio aos 10 minutos da etapa final. O meia Garré recebeu no bico da grande área e arrematou de longe. O goleiro grená deu um tapa mandando para escanteio. Aos 18 minutos, Eron fez o segundo gol grená. O camisa 9 recebeu uma escorada de Joãozinho. O centroavante, que flutua em campo, só colocou para a rede, em uma cabeçada certeira.
Marcelinho teve a oportunidade de ampliar o placar aos 26 minutos. O zagueiro adversário se complicou e o atacante chutou com desvio para linha de fundo. No escanteio, Dirceu mandou a bola perto da trave, de cabeça. Bem organizado, o Caxias não levava sustos nos raros avanços do time visitante. Aos 40 minutos, Joãozinho recebeu de Eron, fintou o zagueiro Santiago do Nóia e a finalização explodiu na trave. O jogo terminou com vitória grená e o time selando as pazes com a arquibancada.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão Série D - 10ª rodada
Caxias 2x0 Novo Hamburgo
Estádio Centenário - Caxias do Sul
CAXIAS
André Lucas; Marcelo (Marcão, 46/2º), Dirceu, Fernando e Adriel; Marlon (Moacir, 34/2º), Elyeser (Pedro Cuiabá, 16/2º) e Galvan (Fabrício Oya, 16/2º); Marcelinho (Yago, 34/2º), Joãozinho e Eron. Técnico: Gerson Gusmão
NOVO HAMBURGO
Lucas Maticoli; Itaqui, Santiago, Kesley e Marcão; Régis (Zé Vitor, 21/2º), Kevyn e Garré; Dionathã (Nicolas Ferri, 17/2º), Barbieri (PH, 17/2º) e Vini Charopen (Di Maria, 21/2º) (Meneses, 29/2º). Técnico: Edinho Rosa
Gols: Eron aos 16 minutos do primeiro tempo abriu o placar para o Caxias. Eron ampliou aos 18 minutos do segundo tempo.
Cartões Amarelos: Marlon (C) e Joãozinho (C)
Arbitragem: Luiz Paulo da Silva Aniceto (DF) auxiliado por Fabrício Lima Baseggio (RS) e Artur Avelino Birk Preissler (RS). O quarto árbitro será Francisco Soares Dias.