A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou, na tarde desta terça-feira (18), o Congresso técnico da Copa FGF 2023 — Troféu Rei Pelé, que inicia em 14 de junho. Com as mudanças da CBF em relação às vagas para a Copa do Brasil, o Juventude se viu obrigado a disputar a competição estadual, que garante ao campeão um lugar no torneio nacional do ano que vem.
A edição 2023 da Copa FGF será disputada por 13 clubes, que estão divididos em três grupos, sendo um com cinco equipes e dois com quatro. O Juventude está no grupo 2 com Passo Fundo, São Luiz e União Frederiquense. O Verdão vai disputar a competição com seu elenco sub-20.
O grupo 1 tem: Aimoré, Monsoon, Novo Horizonte, Inter de Santa Maria e São José. Já o grupo 3 possui: Grêmio, Novo Hamburgo, Real Litoral e São Borja.
A fase classificatória será disputada em turno e returno. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta, sem gol qualificado. Avançam de fase os dois melhores colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados na classificação geral.