A vida de Juventude e Esportivo não está fácil dentro do Campeonato Gaúcho. As equipes não dependem apenas de si para atingir seus objetivos dentro da competição. Os dois se enfrentam neste sábado (4), às 19h, na Montanha dos Vinhedos, pela penúltima rodada. O Verdão precisa vencer seus últimos dois jogos e torcer por resultados paralelos para ficar com a quarta vaga do Gauchão. O time de Bento Gonçalves necessita desesperadamente de duas vitórias para escapar de mais um rebaixamento para a Divisão de Acesso.
— Última chance deles, última chance nossa. Nesse aspecto, estamos iguais. A gente tem que ter muito cuidado, sabemos que é um adversário que tem qualidades, em alguns aspectos. O importante é não cometermos nenhum erro de desatenção para não sofrer um gol lá e ter que correr atrás, como aconteceu no clássico Ca-Ju. Temos que procurar a vitória, agredir o adversário quando ele está com a posse de bola, pra gente roubar e conseguir sair em velocidade — revelou o técnico interino do Ju, Adaílton Bolzan.
O interino fará seu segundo compromisso à frente da equipe alviverde. No empate em 2 a 2 no Ca-Ju, Adaílton promoveu duas mudanças ofensivas importantes entre os titulares. Fernando Boldrin e Vini Paulista entraram nas vagas de Vitinho e David. Autor de dois gols no clássico, Da Hora deve retomar sua condição de titular. Mas com a suspensão de Jean Irmer, o comandante alviverde promete testar um novo modelo, em Bento Gonçalves, com a ideia de tornar o time mais agressivo.
— Não existe a fórmula pra ganhar. O Celso tinha o modelo dele, eu vejo futebol diferente em alguns aspectos. Nenhum está certo ou errado. É só importante a gente conseguir transmitir para os jogadores entenderam e executar dentro do campo. Essa ideia de ser agressivo, procurar o adversário no mesmo no campo dele, não fazer ele respirar ou pensar com a bola. Toda vez que o jogador tiver com a bola, ter alguém próximo para recuperá-la, ter mais posse, e é no campo do adversário que ela é importante. Temos que criar mais chances e procurar a profundidade, porque nossa equipe joga com pouca profundidade — apontou Bolzan.
Para o lugar de Jean Irmer, a troca natural seria a entrada do volante Wesley Hudson, no entanto, Adaílton deixou aberta a possibilidade de escalar um meia ou um atacante no time. O interino citou os nomes de Vitinho e Rafinha como possíveis candidatos à vaga. A postura do time no segundo tempo do jogo com o Caxias é o modelo a ser seguido pelo treinador de 46 anos.
— Partimos daquela base, mas com quatro dias de trabalho efetivo de trabalho, devemos melhorar bastante. Não quero dizer que vamos resolver todos os problemas, porque este é um trabalho longo. Um processo de adaptação de um time a um novo padrão de jogo. Os jogadores estão com vontade de comprar a ideia. Sabemos que é difícil, mas a nossa obrigação como representantes desse clube e da força que tem no Campeonato Gaúcho, é tentar ganhar todos os jogos e chegar na última rodada com alguma possibilidade de classificação.
Quase 10 meses sem vencer fora
Depois de ficar seis meses sem vitórias oficiais, o Verdão, ainda sob o comando de Celso Roth, conseguiu quebrar o jejum diante do Avenida, pela quarta rodada do Gauchão, ao fazer 1 a 0, no Alfredo Jaconi, com gol de Jean Irmer. Mas o time que entrar em campo diante do Esportivo, em Bento Gonçalves, terá um desafio ainda maior.
Desde o dia 15 de maio do ano passado o Juventude não sabe o que é vencer fora de casa. O último triunfo ocorreu pela Série A do campeonato Brasileiro, diante do Avaí, na Ressacada. Na oportunidade, Óscar Ruiz e Vitor Mendes marcaram os gols da vitória por 2 a 1.
— É um jogo importante. A gente gostaria de ter saído com a vitória no clássico Ca-Ju. Poderia ter ajudado na classificação, mas temos que pensar agora uma partida por vez porque a gente depende ainda de outros resultados, mesmo ganhando nossos dois jogos. O importante é a gente estar consciente de que o Juventude tem que fazer estes seis pontos pra poder ter alguma possibilidade — destacou Adaílton.
Depois de enfrentar o Esportivo, o Juventude encerra a participação na primeira fase do estadual diante do Brasil-Pel, no Alfredo Jaconi, no dia 11.