Depois do meia Guilherme Teixeira, mais um talento da base do Juventude está deixando Caxias do Sul e se transferindo para o Flamengo. O centroavante Weliton, de 17 anos, está sendo emprestado ao rubro-negro até janeiro de 2024, com opção de compra. O contrato do jogador com o Verdão é até o final de 2025.
Weliton fez parte do elenco principal nesta temporada, mas em nenhum momento o jogador foi relacionado pelo ex-técnico Celso Roth. O atleta se recuperou de uma lesão muscular e vinha treinando com o grupo.
No ano passado, o atacante fez sua estreia no time principal diante do Avaí, pela Série A do Campeonato Brasileiro, quando entrou aos 46 minutos do segundo tempo. Na base alviverde, Weliton foi artilheiro e destaque na Copa Brasileirinho sub-17, marcando 10 vezes na competição, o mesmo número de gols feitos na campanha do título estadual em 2022. Versátil, o jogador pode atuar como centroavante de referência ou pelos lados do campo.
Weliton é o segundo destaque da base do Juventude emprestado ao Flamengo. Além dele, a direção já havia enviado ao clube carioca o camisa 10 Guilherme Teixeira. O meia foi o principal destaque do Juventude na categoria sub-17. Nas três finais disputadas em 2022, Gui foi artilheiro do Gauchão e da Copa Galo, marcando quatro gols em cinco jogos em cada uma das competições, além de ser o líder em assistências.
Segundo o diretor executivo de futebol do Verdão, Júnior Chávare, a ideia é dar minutagem para alguns jogadores mais jovens que estão apenas treinando com o elenco. No futuro, esses jogadores tanto poderão voltar mais experientes, como também podem ser negociados, após se valorizarem numa vitrine como é o Flamengo.
— Jogadores mais jovens com idade de sub-20, 19 ou 18 anos, estão mostrando um poderio muito forte. Temos a expectativa de tirar alguns jogadores de idade estourada, para que eles ganhem mais minutos fora daqui — admitiu o executivo.
Outras sondagens
Além de Gui Teixeira e Weliton, o Juventude já havia liberado o lateral-esquerdo Dudu para o futebol árabe. Outros atletas do grupo receberam sondagens e a direção avalia uma possível saída. É o caso do zagueiro Abner, que disputou a Copa São Paulo e faz parte do grupo principal. O zagueiro Cauê e outros atletas que jogaram a Copinha são avaliados constantemente por empresários.
O Juventude chegou a confirmar que nove atletas que estiveram em São Paulo, na maior vitrine do futebol júnior, receberam propostas. O volante Kelvi, o lateral Da Rocha e o atacante Ruan também recebem sondagens constantes, mas esses atletas fazem parte do elenco principal e dependerá do novo treinador a utilização ou não no grupo.