Durante a disputa do Gauchão 2023, uma das cobranças mais fortes do torcedor alviverde à direção do clube esteve na pouca utilização de jogadores da base no time titular. Apesar de contar com nove atletas com idade de 17 a 21 anos no elenco, apenas três entraram em campo pelo Juventude: o lateral-esquerdo Da Rocha, o volante Kelvi e o atacante Rafinha. Os demais não tiveram oportunidades nem com o técnico Celso Roth, nem com o interino Adaílton Bolzan.
O jovem lateral de 18 anos pisou nos gramados apenas uma única vez neste ano. No intervalo do jogo diante do Grêmio, no Alfredo Jaconi, quando perdia por 3 a 0, pela sexta rodada do Gauchão, Celso Roth promoveu a entrada de Da Rocha na vaga do experiente Alan Ruschel, de atuações contestadas desde sua volta ao clube. Mesmo com pouco tempo em campo, o jovem participou da reação do time no segundo tempo, quando o Verdão encostou no placar que terminou em 3 a 2 para o time de Renato Portaluppi.
O volante Kelvi esteve em campo em dois jogos no Estadual. Na vitória sobre o Aimoré, pela oitava rodada, Celso Roth escalou o atleta de 20 anos na metade da etapa final. Já no comando do treinador interino, o volante atuou também no triunfo sobre o Esportivo, na rodada 10, quando entrou aos 13 minutos da primeira etapa na vaga do lesionado Mandaca.
Dos jovens, quem mais atuou na equipe alviverde foi Rafinha. O atacante, aliás, foi o primeiro atleta da base a atuar nesta temporada. Isso aconteceu apenas na quinta rodada, quando o jogador entrou aos 42 minutos finais, em Erechim, no momento em que o Ju perdia para o Ypiranga, por 3 a 2. Rafinha entrou ainda diante de Aimoré, Esportivo, Brasil e São Luiz (pela Copa do Brasil), sempre no decorrer do segundo tempo.
Ainda fazem parte do elenco principal: o goleiro Mário, de 17 anos, o volante Pará, 21, o meia Gabriel Tota, 21 — este veio do Mirassol aos 20 e é tratado no clube como jogador de base —, e os atacantes Pedro Arthur, 20, Ruan, 17, e Gabriel Aires, 21. Há ainda sob avaliação o meia Thomy Montefiori, 20, que chegou da base do Grêmio direto para o Sub-20 do Verdão. Desses, apenas Aires não reunia clinicamente condições de atuar, com lesão muscular na coxa após se recuperar de longa parada devido a problemas no joelho.
Com a chegada do técnico Pintado, os jovens vão passar por avaliações nos próximos dias, uma vez que, com a contratação de reforços, a ideia do comandante é aumentar a média de idade do grupo, que hoje está na casa dos 25 anos.
— A média de idade de uma equipe que chega às finais e conquista títulos subiu. Era de 27, hoje ela já sobe um pouco mais porque o atleta tem condição de uma vida maior. A gente imagina que a idade do grupo deva subir um pouco porque os jogadores que estão vindo têm experiência, uma rodagem. Está correto o que fez o clube pro Campeonato Gaúcho, uma equipe jovem, porque você não pode pedir que um jovem evolua, se não der a oportunidade pra ele jogar, de errar e crescer. Mas agora a gente vai para outro momento e é muito importante que a gente entenda que o Juventude tem no elenco nove atletas da categoria de base — apontou o treinador, que completou:
— A base está sendo observada e existe um trabalho bom, que a gente precisa dar segmento. Não podemos interromper a evolução destes jovens, mas, a princípio, a gente quer montar uma estrutura de uns jogadores mais experientes pra suportar esses jovens, que vão oscilar em algum momento.
Direção avalia jovens
Durante o mês de preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, que começa em 14 de abri, Pintado e direção alviverde vão avaliar os atletas da base que têm condições de permanecer no grupo principal. O diretor do comitê gestor do clube, Luis Carlos Bianchi revelou que alguns deles voltarão para a base e vão disputar a Copa FGF que poderá dar, em caso de título, vaga direta à Copa do Brasil de 2024. Bianchi também diz se já há tratativas para que alguns destes nove atletas sejam negociados em breve.
— Negócios encaminhados não. Vai passar pela avaliação do Pintado, quais jogadores que permanecerão no grupo efetivamente, tendo oportunidade. Alguns têm idade de base, vão voltar e jogar os campeonatos de suas categorias. Nós muito provavelmente teremos uma equipe para disputar a Copinha, no segundo semestre, e também serão aproveitados nisso. Então, eles estão no contexto e, eventualmente, se surgir algum negócio de saída pra que esses atletas ganhem rodagem, também será feito — garantiu o dirigente.
No primeiro trimestre de 2023, o Juventude negociou três de seus talentos da base com gigantes do futebol brasileiro. O meia Nicolas, destaque da equipe sub-17, com convocação para a seleção brasileira, foi para o São Paulo, com o clube ficando com um percentual do atleta para uma futura venda. O meia Guilherme Teixeira, 18, e o atacante Weliton, 17, foram emprestados ao Flamengo. Os jogadores fizeram parte da conquista do Campeonato Gaúcho da categoria, em outubro do ano passado.
Segundo o presidente Fábio Pizzamiglio, o Juventude não deixou de receber valores pelas negociações e tudo está dentro da projeção de vendas estimado em R$ 2 milhões para 2023.
— Há casos que temos retorno financeiro. Não são empréstimos sem nenhum retorno. Pode não ser retorno agora, mas posteriormente. Vão ter casos que a gente vai fazer trocando por algum jogador que venha com salário pago de R$ 100 mil por mês, por exemplo. Esse jogador que emprestei ao clube acabei vendendo uma parte do passe por um milhão e duzentos mil reais. Não tem a transação financeira, mas há uma compensação de alguma forma. Temos que ter criatividade para que o profissional esteja mais forte.
Os jovens que entraram em campo em 2023
Gauchão
:: 5ª rodada - Ypiranga 3x2 Juventude
Rafinha entrou na vaga de Jadson, aos 42 minutos do segundo tempo
:: 6ª rodada - Juventude 2x3 Grêmio
Da Rocha entrou no intervalo, substituindo Alan Ruschel
:: 8ª rodada - Juventude 2x1 Aimoré
Rafinha entrou no lugar de Jadson, aos 20 do segundo tempo
Kelvi entrou na vaga de Wesley Hudson, aos 24 do segundo tempo
:: 10ª rodada - Esportivo 1x3 Juventude
Kelvi entrou aos 13 min do primeiro tempo, devido a uma lesão de Mandaca
Rafinha entrou aos 38 do segundo tempo, na vaga de Emerson Santos
:: 11ª rodada - Juventude 1x0 Brasil
Rafinha entrou aos 17 do segundo, no lugar de Fernando Boldrin
Copa do Brasil
:: 1ª fase - São Luiz 1x0 Juventude
Rafinha entrou aos 33 minutos do segundo tempo, na vaga de Jadson