A possibilidade do Juventude virar SAF (Sociedade Anônima de Futebol) é cada vez maior. O tema é um dos mais relevantes assuntos no futebol brasileiro atualmente, transformando clubes organizados como empresas. O Verdão passou por uma consultoria da XP Investimentos e já estuda propostas, recebidas em 2023.
— Nesse período, a gente tem uma espécie de comitê que cuida disso. Juntando conselheiros, Conselho de Administração e executiva do clube. A gente se organizou ainda mais, deixou o clube ainda mais pronto. A XP que é a nossa advisory (empresa que levará o clube ao mercado) conseguiu entender melhor o clube, que está aberto e pronto pra receber investimento — destacou o mandatário alviverde.
O Juventude tem diretrizes estabelecidas numa possível proposta que possa surgir. O patrimônio não entrará na SAF. O Estádio Alfredo Jaconi sempre será da associação Esporte Clube Juventude. Mesma situação para o CFAC (Centro de Formação de Atletas e Cidadãos). Portanto, o que entraria num possível acordo seria o departamento de futebol. O patrimônio, por definição do conselho, não entra.
— Então, a gente sempre fala que através da XP, que é nosso parceiro, já recebeu algumas propostas, estamos analisando, ainda podemos receber mais propostas porque ainda não tem nada fechado e definido sobre isso. Na medida que a gente vai recebendo proposta, vamos analisando e se chegar dentro daquilo do que a gente espera, o clube vai se tornar SAF, com aprovação dos conselhos e de todas as instâncias que o tema deva passar — revelou Pizzamiglio.
O Juventude começou a estudar e se preparar sobre o assunto SAF, antes mesmo de existir a opção. As gestões dos presidentes Roberto Tonietto e do Walter Dal Zotto Jr. deixaram o clube mais preparado para receber um possível investidor.