Novo técnico, velhos objetivos. Pintado, de 57 anos, está de volta a Caxias do Sul e, com ele, a esperança de que a equipe trilhe o mesmo caminho que o da Série B de 2020, quando conquistou o acesso, em terceiro lugar. A apresentação do comandante alviverde está marcada para esta quarta-feira (15), às 10h30min, no Estádio Alfredo Jaconi. O treinador vai ter o primeiro contato com o grupo de jogadores no treino da tarde, no CT alviverde. Após salvar a Inter de Limeira do rebaixamento no Paulistão, o treinador decidiu aceitar o desafio de retornar ao Juventude.
Com Pintado, chegam o auxiliar Fabinho Félix e o preparador físico Luis Fernando Goulart, que fará parte da comissão técnica permanente do clube. O auxiliar, que segue na Inter de Limeira, chegará apenas após a disputa da Taça Independência, que reúne as equipes que não avançaram da primeira fase do Campeonato Paulista.
Na primeira passagem, Pintado dirigiu o Verdão em 46 jogos, com 20 vitórias, 11 empates e 15 derrotas. Um aproveitamento pouco superior a 51%, mas o suficiente para o torcedor comemorar o terceiro lugar da série B, ao atingir os 61 pontos.
Após a conquista de uma vaga para a Série A do Brasileirão, Juventude e Pintado surpreenderam ao anunciar o fim do acordo entre os dois. O técnico deixou Caxias do Sul para comandar a Ferroviária, no Campeonato Paulista. Depois, Pintado dirigiu o Goiás, a Chapecoense, o Cuiabá e a Inter de Limeira. Foram cinco clubes em pouco mais de dois anos.
A reestreia do treinador será contra o Botafogo-SP, pela Série B, que inicia em 14 de abril. A expectativa de alguns atletas do Verdão, como o volante Jadson, é de que, com Pintado, o Juventude continue mostrando a evolução que teve no comando do treinador interino, Adaílton Bolzan.
— Sabíamos que o Adaílton era um profissional com muita experiência, com conteúdo. Ele jogou em grandes clubes e procurou passar um pouco da sua experiência pra gente. Eu nunca trabalhei com o Pintado, mas as referências são muito boas. Eu espero que ele venha pra cá conseguir mais uma vez o acesso, que é o nosso principal objetivo — apontou o volante.
Campeão estadual e passagens curtas
A Inter de Limeira foi a última equipe do novo técnico do Juventude. Apesar do baixo aproveitamento de 30%, o clube escapou do rebaixamento no Campeonato Paulista de 2023, no confronto direto com a Ferroviária. O empate sem gols em Araraquara, salvou a equipe de Pintado e fez o clube garantir o principal objetivo da temporada.
Dois dos trabalhos mais curiosos do treinador, após deixar o Juventude, foram no comando do Cuiabá e do Goiás. No Dourado, Pintado ergueu a taça do mato-grossense, mas foi demitido após ser eliminado em casa pelo Atlético-GO, na Copa do Brasil. Já no Goiás, pela Série B, o treinador deixou o cargo mesmo com o time figurando entre os quatro melhores colocados, o que daria o acesso à elite do futebol brasileiro.
Jornalistas do Mato Grosso e de Goiás avaliam a passagem do treinador pelos dois clubes:
Derik Bueno, jornalista da TV Centro América, afiliada da Rede Globo, no Mato Grosso:
— O Pintado dirigiu o Cuiabá em 2022 e chegou a ser campeão mato-grossense naquele ano, após vencer o União na decisão, na partida de ida por 3 a 2, em um jogo mais equilibrado. Na volta, um 4 a 0. Só que este título, teoricamente, não foi tão fácil de ser conquistado pelo Cuiabá. Mesmo o clube tendo maior investimento em relação aos demais adversários, teve muita dificuldade. E isso passou muito pela questão tática que o técnico adotou durante o campeonato. Tudo bem que o elenco ainda estava em formação e era um pouco enxuto, só que o futebol apresentado não era dos melhores. Muitas falhas defensivas, problemas também na parte ofensiva. Mesmo com algumas goleadas durante o Estadual, Pintado balançou no cargo e o que culminou na demissão do técnico foi a queda para o Atlético-GO na Copa do Brasil. Essa eliminação foi na Arena Pantanal, nos pênaltis. Ele chegou a comandar também o Dourado na Copa Sul-Americana naquele ano, mas essa competição não era a prioridade. O objetivo era se manter na elite do futebol brasileiro. O Pintado ficou pouco mais de três meses na frente do time e quando ele saiu deixou a equipe na 11ª posição do Campeonato Brasileiro, com sete pontos em cinco jogos.
José Roberto Silva, coordenador de esportes e comentarista da Rádio CBN, de Goiânia
— O Pintado passou em Goiânia em 2021. Fez apenas um jogo no Campeonato Goiano. O Goiás tinha sido goleado pelo Atlético na primeira partida ( 3 a 0) e o Pintado estreou sem nenhuma expectativa de classificação, o jogo ficou no 0 a 0. No mais, foram 12 jogos na Série B e uma campanha boa, com cinco vitórias, cinco empates e só duas derrotas. O treinador parece ter sido demitido mais pelas polêmicas fora de campo. Diziam que ele queria treinar à noite e aí teve uma indisposição com a gerência de futebol, que não queria gastar energia dos refletores. Essa e outras polêmicas fora de campo acabaram derrubando o Pintado. Veio o Marcelo Cabo, que também caiu no caminho. E o Goiás subiu com o treinador da casa, Glauber Ramos, mas o Pintado ganhou aí 20 pontinhos que ajudaram o Goiás a voltar para a Série A.