O momento é do rival. Mesmo que apenas três pontos separem Caxias e Juventude na tabela do Gauchão 2023, todo o favoritismo para o clássico desta segunda-feira (27), no Estádio Centenário está nas mãos do Caxias. O Juventude necessita da vitória para se aproximar do rival, no G-4 e não ver ruir o planejamento do primeiro semestre de 2023. Afinal, o clube foi eliminado precocemente da Copa do Brasil e, em caso de novo insucesso, poderá jogar fora as chances de se classificar no estadual. Além da presença às semifinais da competição, ficar entre os semifinalistas dará a garantia de que o clube irá disputar a Copa do Brasil de 2024.
Com a queda na competição nacional, o técnico Celso Roth deixou o clube. O auxiliar Adaílton Martins Bolzan, 46 anos, vai dirigir o Verdão interinamente. E um fator pode passar uma ponta de esperança para a desacreditada torcida alviverde para o clássico. Três profissionais dirigiram o Juventude em clássicos na história, de forma interina. E em nenhum deles o Ju perdeu. Foram dois empates e uma vitória.
O único triunfo foi alcançado pelo ex-zagueiro Picoli, em 2011. O interino comandou o clube na vitória por 2 a 1 sobre o Caxias, no Alfredo Jaconi. Jardel e Cristiano fizeram os gols do Verdão. O centroavante Lima descontou. A partida ficou paralisada por cerca de 20 minutos na metade da etapa inicial por conta de uma queda de energia elétrica no Alfredo Jaconi. Quando a luz foi restabelecida, o Ju voltou mais animado e fez os gols da vitória.
O primeiro empate de um interino à frente do Juventude veio em um Fla-Ju, em 1963, quando o argentino Raul Puccio comandou a equipe no empate em 1 a 1 contra o Flamengo, no Alfredo Jaconi. O outro foi mais recente, em 2022, Eduardo Barros dirigiu o time alviverde no empate sem gols contra o Caxias, também na casa alviverde. O verdão lutou contra o rebaixamento no estadual até a última rodada. O jogo ainda teve um jogador expulso de cada time. William Matheus, pelo Ju e Rafael Dumas, do time grená, deixaram o campo mais cedo.
Será a primeira vez que um treinador interino do Juventude comandará a equipe em campo rival. Adaílton terá a oportunidade de entrar para a história nesta segunda-feira, às 20h, no Estádio Centenário.
Os interinos do Ju na história do clássico
Raul Puccio
2/6/1963 - Alfredo Jaconi
:: Juventude 1 x 1 Flamengo
Edemar Antônio Picoli
27/1/2011 - Alfredo Jaconi
:: Juventude 2 x 1 Caxias
Eduardo Barros
26/2/2022 - Alfredo Jaconi
:: Juventude 0 x 0 Caxias