A temporada 2023 promete novidades na ACBF. Além de um novo treinador, a equipe laranja tem quatro reforços confirmados. O grande objetivo é voltar a figurar entre os melhores times do Brasil, mais precisamente conquistar a Liga Nacional. O clube de Carlos Barbosa não vence a competição desde 2015.
Desde 2016, a ACBF chegou somente uma vez na fase semifinal, que foi em 2021, quando perdeu a vaga para o Cascavel (campeão da temporada). Foram cinco eliminações nas quartas de final da Liga e uma nas oitavas. Agora, sob o comando do técnico André Bié, o time Laranja buscará mudar essa rotina de insucessos.
André Bié, 43 anos, tem histórico vitorioso no Corinthians e recentemente estava no Chonburi Blue Wave, da Tailândia. André Bié é multicampeão com o Corinthians. Entre 2016 e 2021 conquistou 11 títulos com o time paulista. O treinador foi campeão da Liga Nacional em 2016.
Além do novo comandante, o time receberá quatro reforços. O fixo Daniel Ferreira, 30 anos, que já defendeu a Assoeva – e retorna ao Rio Grande do Sul depois de cinco anos. Neste período, Daniel defendeu Corinthians e Joinville. Outro fixo Willian Peru, 34 anos, estava no Joaçaba e passou também pelo Jimbee Cartagena, da Espanha, no primeiro semestre de 2022. O pivô Guilherme Reis que defendeu o Atlântico de Erechim. E o pivô Dill, 24 anos, que em 2022 defendeu o Bintang Timur Surabaya, da Indonésia e o Blumenau-SC.
Para a próxima temporada, a ACBF manteve os goleiros Ryan e Pedro Bianchini, o fixo Fernando, os alas Pedro Rei, Mithuyê, Pedrinho, Murilo e Bruno Iacovino, e o pivô Roni. O ala Léo Gil também integrará a equipe principal em 2023. Ele foi o capitão do time sub-20 campeão gaúcho nesta temporada.
O fixo Biel, os alas Richard, Bruno Souza e Gustavo Ramos e os pivôs Pedro Carioca e Eder Lima não tiveram seus contratos renovados e deixaram a ACBF. A pré-temporada laranja começa no dia 18 de janeiro.
Elenco da ACBF para 2023
Goleiros
Pedro Bianchini e Ryan
Fixos
Fernando, Daniel Ferreira e Willian Peru
Alas
Pedro Rei, Mithyuê, Murilo, Pedrinho, Bruno Iacovino e Léo Gil
Pivôs
Gui Reis, Dill e Roni