A reconstrução do elenco alviverde para 2023 passou pela contratação de 23 jogadores. Na véspera da estreia contra o Inter, pelo Gauchão, o clube continuou anunciando reforços e confirmou as chegadas do zagueiro Walce e do centroavante Rodrigo Rodrigues.
Apenas quatro atletas que estiveram na temporada passada permaneceram. Pegorari, Jean Irmer e Jadson devem, inclusive, iniciar o ano entre os titulares. Gabriel Tota, ainda recupera-se de lesão. Com ele, outros seis atletas estão no Departamento Médico.
Agregam-se ao grupo do Ju também os jovens que estavam no clube, como Pará, Kelvi, Rafinha, Ruan e Gabriel Aires e mais o zagueiro Abner e o lateral Da Rocha, que recém subiram para o elenco principal. O zagueiro Danilo Boza, que retornou de empréstimo do Vasco, também somou-se ao elenco do Verdão.
Ao todo, o Juventude conta atualmente com 37 atletas para a disputa do Gauchão, Copa do Brasil e Série B do Brasileiro. Mas para o diretor executivo de futebol, Júnior Chávare, o grupo que tem trabalhado durante a pré-temporada é bem menor.
— Estamos tomando um cuidado muito grande com a quantidade do elenco, porque às vezes parece que temos muitos jogadores. São 37, mas alguns estão no DM e outros são da base, que fazem o processo de transição. Passamos nesta semana por quatro seções de treino com 19 jogadores de linha. E o Celso Roth gosta muito de trabalhar em campo reduzido ou aberto, no 10 contra 10. Ele faz estes trabalhos de aproximação, até por uma necessidade pra que a gente possa ganhar tempo de conhecimento do atleta. Então fizemos sequência de treinamentos que não tivemos 20 atletas — aponta o dirigente.
Mesmo com tantas contratações, Chávare não descartou a chegada de novos atletas durante a disputa do Gauchão.
— O grupo nunca está fechado. Espero não ter que movimentar o mercado por contusão. Me deixa chateado porque foge da nossa alçada, ter que contratar algum jogador porque outro não está disponível. O ideal é trabalhar com 25 a 27 jogadores de linha, por isso nós vamos investir muito em jogadores com idade de sub-20 — ressaltou o diretor.
A ideia da direção alviverde é fazer com que a equipe sub-20 esteja mais próxima do grupo principal, para avaliação de elenco, por parte da comissão técnica comandada por Roth. No entanto, alguns atletas que estouraram a idade da categoria devem deixar o clube em breve.
— Teremos saídas apenas dos atletas mais jovens que necessitarem de minutagem. Dos que chegaram não vejo possibilidade de saídas.