Depois de uma semana que se desenhava complicada para que Celso Roth montasse o quebra-cabeça para a estreia no Gauchão, contra o Inter, uma boa notícia surgiu no Alfredo Jaconi. Sem contar com seis atletas lesionados, o treinador alviverde ganhou uma nova opção para o ataque: o centroavante Rodrigo Rodrigues teve seu nome regularizado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF na tarde desta sexta-feira (20).
O atleta tem condições de atuar pelo Verdão, pois participou da pré-temporada pelo CSA, fazendo três partidas em 2023, a última delas no fim de semana passado, pelo Campeonato Alagoano. Entretanto, o jogador participou de apenas três treinamentos com o grupo de jogadores do Juventude e a tendência é de que ele fique no banco de reservas.
— Gosto de uma equipe equilibrada. E uma equipe equilibrada tem que ter atacantes. De preferência três. A gente vai montar de acordo com o que tem. Nós temos a intenção de colocar sempre em campo uma equipe equilibrada com, no mínimo, dois atacantes. E obviamente a gente vai definir de acordo com a situação de cada jogador — avaliou o técnico Celso Roth.
10 escalados
Pelos trabalhos realizados na última semana de pré-temporada, o técnico Celso Roth encaminhou a equipe para a estreia do Estadual deixando uma dúvida no ataque. Dez jogadores estão praticamente confirmados para encarar o Inter, com apenas três remanescentes do time que encerrou a temporada de 2022: Pegorari; Dani Bolt, Danilo Boza, Felipe Carvalho e Guilherme Guedes; Jean Irmer, Mandaca, Emerson Santos e Jadson; Vitinho. A dúvida na escalação está no último homem do ataque.
Após ter utilizado o centroavante Samuel Granada nos três jogos-treinos realizados no CT, Roth optou por mexer na formação ofensiva e escalou Vini Paulista na atividade de terça-feira (17), montando um ataque mais móvel. No entanto, o atleta fraturou o maxilar em dividida com o goleiro Thiago Couto e é desfalque por, no mínimo, um mês.
O atacante Echaporã, de 22 anos, ex-Atlético-MG, larga em vantagem para ser o parceiro de Vitinho no ataque alviverde. Caso opte pela escalação de um homem de referência, Samuel entraria no setor.
O atacante David, recém contratado junto ao Fortaleza corre por fora, por ainda buscar a melhor forma física. Uma possibilidade remota de formação seria a escalação do meia Fernando Boldrin, homem da bola parada nos treinamentos, mas o camisa 10 deve ser preparado para iniciar o jogo da segunda rodada, quando o Juventude recebe o São Luiz.
— Começamos a trabalhar taticamente, priorizando a parte defensiva e nesta última semana demos mais atenção à parte ofensiva. Óbvio que tem muita coisa a ser feita. Não é em 20 ou 30 dias que se constrói uma equipe. É em, no mínimo, um ano que a gente pode ter este tipo de conhecimento do atleta. Mas a exigência do calendário do futebol é pra ontem. Por isso nós precisamos acelerar esse processo. Vendo a resposta dos jogadores e sempre avaliando nos jogos — apontou Roth.
Volante entre os zagueiros
Uma das ideias do comandante alviverde nos treinamentos vai poder ser vista de perto no Beira-Rio, nos momentos em que os donos da casa estiverem no ataque. É nesse momento que o volante Jean Irmer vai desempenhar uma função mais recuada, entre os zagueiros.
— O Jean vem, nesse início de trabalho, junto aos jogadores que chegaram de fora e que a gente ainda não tem todo o conhecimento do seu perfil. No jogo, a gente vai ver a reação dos jogadores. O Jean a gente conhece um pouco mais e vem montando a equipe em cima dessa situação — admitiu o técnico.
A formação que entrará em campo no Beira-Rio foi montada especialmente para este jogo, quando o desafio do Verdão é superar o elenco vice-campeão brasileiro, em 2022.
— Desafio não tem tamanho. Eu gosto muito de desafios. Minha carreira é assim. Com os pés no chão, com o orçamento do tamanho do Juventude, que baixou de série. Nós sabemos que a cobrança virá até termos resultados. A gente sempre pede pro torcedor entender que estamos reconstruindo uma equipe, mas o torcedor não quer saber disso. Quer resultado e a gente sabe disso também — destaca o treinador.
A delegação alviverde viajou para Porto Alegre após o treinamento da manhã, sem divulgar a lista de relacionados.