O Juventude é reconhecido no Brasil por ser um clube formador de atletas. Pela base alviverde passaram nomes que conquistaram os gramados do Brasil e do mundo. Na Copa do Catar, por exemplo, o selo de revelação alviverde estava representado pelo lateral-esquerdo Alex Telles. Cria do Jaconi, o atleta vestia a camisa titular da Seleção até sofrer uma lesão durante o mundial.
A última amostragem das categorias de base do Verdão, entretanto, não foi das melhores. O Juventude foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior ainda na primeira fase. Apesar dos resultados dentro de campo não serem bons, fora dele, muitos olheiros e empresários parecem ter gostado do desempenho individual de alguns atletas, de acordo com o diretor executivo de futebol alviverde, Júnior Chávare.
— Nós estamos com nove propostas de venda de jogadores que atuaram na Copa São Paulo. A estratégia de visibilidade foi atingida — revelou o dirigente.
Alguns dos atletas mais valorizados pelo clube na Copinha foram o zagueiro Abner e o lateral-esquerdo Da Rocha, que fazem parte do elenco principal, além do volante Gehring e do centroavante Caíque, autor de dois gols no torneio. O meia Guilherme Teixeira não fez uma boa Copa São Paulo, mas ainda está entre os atletas de mais destaque da base por se tratar de um camisa 10 artilheiro na categoria sub-17 - onde conquistou o Gauchão do ano passado.
Clube vai emprestar alguns atletas jovens
No planejamento da direção alviverde para o Gauchão está a presença de pelo menos seis atletas das categorias de base entre os profissionais. O Juventude conta com elenco de 37 atletas. Destes alguns jovens recém promovidos, como são os casos de Abner e Da Rocha farão parte dos treinamentos e até podem figurar em algum jogo de Gauchão no banco de reservas.
A ideia de Júnior Chávare é dar rodagem aos atletas que passaram da categoria sub-20.
— Jogadores mais jovens com idade de sub-20,19 ou 18 anos estão mostrando um poderio muito forte e são jogadores que podem trabalhar tranquilamente conosco podendo participar dos treinos com a equipe principal e ser utilizados no Campeonato Gaúcho. Temos a expectativa de tirar alguns jogadores de idade estourada, pra que eles ganhem mais minutos fora daqui — admitiu o executivo.
Dentre os atletas do atual grupo que estouraram a idade para estar no sub-20, o primeiro a deixar o clube foi o lateral-esquerdo Dudu, emprestado ao futebol árabe. Os meio-campistas Pará, 20, e Kelvi, 20, Henrique, 20, e os atacantes Rafinha, 20, e Gabriel Aires, 21, são os outros jogadores que podem ser envolvidos em negociações futuras.