O ano vai começar para o Juventude no sábado (21) contra o Inter, no Beira-Rio. Para a estreia no Campeonato Gaúcho, o clube promoveu uma verdadeira reconstrução no elenco, em relação ao time rebaixado no último Brasileirão. Foram 23 jogadores contratados e apenas quatro remanescentes do ano passado.
O time que entra em campo pela primeira rodada do Estadual tem uma dúvida entre os titulares. O técnico Celso Roth pode escalar um ataque mais móvel, sem a presença de um centroavante. Echaporã larga na frente na disputa. Caso opte pela presença de um homem de área, o treinador alviverde poderá utilizar o centroavante Samuel Granada, que atuou nos três jogos-treinos da equipe durante a pré-temporada, ou ainda promover as estreias de um dos novos contratados, o atacante David, que veio do Fortaleza ou o goleador do CSA na última temporada, Rodrigo Rodrigues. Se preferir um esquema mais recheado no meio de campo, Fernando Boldrin poderia ser o escolhido.
Uma provável formação para a estreia tem: Pegorari; Dani Bolt, Danilo Boza, Felipe Carvalho e Guilherme Guedes; Jean Irmer, Mandaca, Emerson Santos e Jadson; Vitinho e Echaporã (Samuel, David ou Rodrigo).
Compare com outras escalações em alguns momentos de 2022
1ª rodada do Gauchão - Juventude 1x2 Inter – 26/01
O ano de 2022 não começou bem para o Juventude. No primeiro duelo pelo Gauchão de 2022, o Juventude recebeu o Inter e foi derrotado no Alfredo Jaconi. Mesmo com uma boa atuação, especialmente na primeira etapa, o time alviverde levou 2 a 1. Maurício e Yuri Alberto marcaram para os colorados, enquanto Ricardo Bueno, de pênalti, descontou. Jair Ventura formou o Ju com: William; Rodrigo Soares, Danilo Boza, Rafael Forster (Moraes), William Matheus; Jadson, Darlan, Chico (Hélio Borges); Capixaba (Dudu), Guilherme Parede (Rodrigo Bassani), Ricardo Bueno (Vitor Gabriel).
Do time que estreou naquele Gauchão, apenas o zagueiro Danilo Boza e o volante Jadson estão na equipe que enfrenta o Inter no próximo sábado (21).
Copa do Brasil 2022 - Porto Velho 1x2 Juventude – 02/03
O Juventude buscou a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil em Porto Velho. A vitória, por 2 a 1, foi construída com gols de Isidro Pitta e Ricardo Bueno, enquanto Yan anotou para os donos da casa. Treinado por Eduardo Barros, o Juventude entro em campo com: Felipe Alves; Rodrigo Soares (Paulo Henrique), Danilo Boza, Rafael Foster (Lucas Ramires) e William Matheus; Ricardinho, Darlan e Chico (Rômulo); Capixaba, Ricardo Bueno (Vitor Gabriel) e Pitta (Elton).
Do time da largada na Copa do Brasil, apenas Danilo Boza está confirmado para a estreia no Beira-Rio.
1ª rodada do Brasileirão - Juventude 2x2 Bragantino – 11/04
Pela 1ª rodada do Brasileirão, Juventude e Bragantino fizeram um jogo com emoção até o fim, no Estádio Alfredo Jaconi. As equipes empataram em 2 a 2. Os visitantes, com time reserva, abriram o placar com Miguel. O empate do Ju veio ainda na primeira etapa, com Renan anotando contra. O gol da virada saiu dos pés de Óscar Rui, mas o Massa Bruta conseguiu o empate em lance confuso que terminou em gol contra de Thalisson Kelven. O técnico Eduardo Baptista escalou: César; Rodrigo Soares, Paulo Miranda (Thalisson Kelven), Rafael Foster e Busanello; Yuri Lima (Darlan), Jadson e Chico (Edinho); Capixaba (Óscar Ruiz), Ricardo Bueno (Pitta) e Paulinho Moccelin.
Apenas Jadson permanece no grupo e está escalado para enfrentar o Inter.
38ª rodada do Brasileirão - Ceará 4x1 – 13/11
No confronto entre dois times rebaixados, Ceará e Juventude, fizeram testes nas equipes pela última rodada do Brasileirão. Celso Roth assumiu a equipe após o rebaixamento matemático nas últimas quatro rodadas, Contra os cearenses, o treinador promoveu de largada os jovens Dudu e Ruan entre os titulares. Os cearenses venceram por 4 a 1 . Os gols foram marcados por Cléber, Vitor Mendes (contra), Fernando Sobral e Erick. Guilherme Parede descontou para o Verdão. Roth mandou a campo: Pegorari; Rodrigo Soares, Vitor Mendes, Thalisson Kelven (Lucas Ramires) e Dudu (Kelvi); Pará (Da Rocha), Yuri Lima, Gabriel Tota (Gehring) e Moraes; Vitor Gabriel e Ruan (Guilherme Parede).
O time que encerrou a participação no Brasileirão é o que tem mais remanescentes no grupo que dá a largada no Gauchão em Porto Alegre. No time titular, o goleiro Pegorari iniciará a partida no Beira-Rio. O meia Gabriel Tota permanece no grupo, mas tem uma lesão no tornozelo. Os jovens Kelvi, Pará, Da Rocha e Ruan são alternativas no elenco. O volante Gehring voltou para o sub-20 e disputou a última Copa São Paulo.