O Caxias do Sul Basquete entra em quadra neste sábado (19), às 15h, no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, para tentar quebrar uma escrita em sua história no Novo Basquete Brasil (NBB). O time gaúcho jamais venceu ao Flamengo desde que chegou à principal competição do basquete nacional.
Em 10 enfrentamentos, o rubro-negro carioca venceu todas. Em muitas dessas partidas, a margem para o Fla foi ampla. Na mais próxima, na temporada 2020/2021, o Caxias Basquete foi derrotado por 80 a 76, em Brasília-DF, quando o NBB foi disputado no modo de bolhas sanitárias. No ano passado, o Flamengo ganhou por 90 a 55 no Rio e por 86 a 73 no Sesi.
Para conseguir triunfar pela primeira vez contra o heptacampeão do NBB, o Caxias Basquete precisará ser efetivo e reduzir os erros. Na atual edição, esse tem sido o maior problema dos comandados do técnico Rodrigo Barbosa quando joga como visitante.
Nas duas partidas longe do Sesi, a vitória da equipe gaúcha escapou nos detalhes. Diante do Minas, o Caxias chegou a ficar na frente do placar faltando menos da metade do último período, mas não segurou a vantagem e perdeu por 87 a 81. Contra o São José, na quinta-feira (17), o time paulista teve margem de apenas um ponto na reta final, e a equipe gaúcha com várias oportunidades de virar, mas não aproveitou e foi derrotado por 78 a 73.
Com as três vitórias em casa e as duas derrotas fora, o time caxiense se mantém na briga por um lugar na Copa Super 8. E vencer um adversário que deve brigar pelo título pode colocar o Caxias Basquete em outro patamar na disputa do NBB 15. A partida terá transmissão pela TV Cultura e na Fla TV pelo Youtube.