O início da temporada do Caxias do Sul Basquete já é de conquista. Na primeira competição da equipe da Serra - que segue em ritmo de preparação para o Novo Basquete Brasil (NBB 15) -, os comandados do técnico Rodrigo Barbosa conquistaram neste sábado (8) o título do Sul-Brasileiro de Basquete, que foi disputado em Joaçaba-SC.
A conquista veio com a vitória na última partida do quadrangular da competição. Após vencer ao Joaçaba, na quinta-feira (6), e de ser derrotado para o Pato-PR, na sexta-feira, a equipe caxiense precisava vencer o clássico gaúcho contra o União Corinthians por pelo menos sete pontos de diferença. O time de Santa Cruz do Sul vinha de dois triunfos e dependia apenas de suas forças para ficar com a taça, enquanto os paranaenses torciam pelo triunfo caxiense, mas com pouca diferença no placar.
Ainda em ritmo de pré-temporada e rodando bastante o grupo de jogadores, Rodrigo Barbosa deu tempo de quadra para os jogadores que estiveram em quadra neste sábado. O time de Santa Cruz do Sul aproveitou a sequência da sua equipe e levou o primeiro período por 19 a 13.
No segundo quarto, o time da Serra conseguiu baixar a vantagem do União Corinthians. Na parcial, vitória de Caxias do Sul por 13 a 11, com 30 a 26 no placar ao intervalo para a equipe do Vale do Rio Pardo. Na volta dos vestiários, o clube santa-cruzense chegou a abrir 10 pontos de frente no marcador, mas o Caxias novamente reduziu a margem favorável ao rival, com o placar para o União Corinthians em 54 a 50 - 24 a 24 na parcial mais equilibrada do jogo.
No quarto final, o Caxias do Sul Basquete conseguiu a recuperação e foi para cima atrás da vitória e do título. Porém, durante boa parte do período, quem esteve mais próximo de conquistar o Sul-Brasileiro foi o Pato Basquete. A virada do time caxiense até a reta final não era com a margem necessária para se sagrar campeão, o que favorecia aos paranaenses.
Porém, nos instantes finais, Stefano converteu dois lances livres, deixando o jogo em 71 a 75. Após tentativas do União Corinthians de três pontos sem sucesso, Diego aproveitou o contra-ataque, fez uma cesta na tabela e deu ao Caxias Basquete a pontuação necessária para ficar com o título. Stefano ainda converteu mais dois lances livres e o Caxias Basquete venceu por 75 a 67 - parcial de 25 a 17 para o time da Serra.
O encontro que decidiu o Sul-Brasileiro também será o primeiro do Caxias do Sul Basquete no NBB. No próximo dia 21, no Ginásio do Sesi, o time do técnico Rodrigo Barbosa recebe o União Corinthians, às 20h30min, na abertura da principal competição da temporada.