Na segunda partida da pré-temporada, no Campeonato Sul-Brasileiro, em Joaçaba (SC), o Caxias do Sul Basquete sofreu sua primeira derrota na competição. Em um duelo cheio de reviravoltas, o time caxiense ficou boa parte do jogo atrás do placar, virou o confronto no último quarto, mas acabou perdendo no fim por 75 a 71.
Neste sábado, na última rodada do Sul-Brasileiro, o Caxias enfrenta o União Corinthians, enquanto o Pato enfrenta o Joaçaba Basket, com jogos às 14h e 16h. Na estreia, o time caxiense havia vencido os donos da casa por 79 a 58.
No primeiro período, o Pato saiu na frente, mas, a partir das trocas realizadas por Rodrigo Barbosa, o Caxias conseguiu a virada no placar e fechou a parcial vencendo por 17 a 15. No segundo quarto, especialmente pelo ótimo aproveitamento do perímetro, os paranaenses abriram frente. Sem o ritmo ideal, com clara falta de entrosamento e dificuldades na marcação, a equipe caxiense pouco conseguiu produzir ofensivamente. Com isso, foi para o intervalo perdendo por 35 a 27.
O terceiro quarto começou com o mesmo cenário. O Pato chegou a abrir 15 de vantagem e conseguia ser mais efetivo, enquanto o Caxias tinha dificuldades para ter aproveitamento dos dois lados da quadra. Para piorar o cenário, Humberto foi expulso da quadra após reclamar de forma acintosa por uma falta ofensiva. No fim dos 10 minutos, 61 a 49 para o time do Paraná.
O período final foi o da recuperação para o Caxias. O Pato não encontrava soluções e, com uma escalação mais agressiva na marcação, e a dupla Deryk e Stefano na construção das jogadas, o time marcou 13 pontos em curto espaço de tempo e, em contra-ataque finalizado por Deryk, empatou a partida em 62 pontos, quando restavam cinco minutos.
Logo na sequência, com dois arremessos certeiros do ala/armador Gabriel, destaque na LDB, o Caxias virou a partida e abriu cinco pontos de frente. Porém, no minuto final, o Pato respondeu com o colombiano Romário Roque, em uma cesta de três que recolocou os paranaenses em vantagem. No chute que poderia empatar o jogo, Gabriel errou e o Pato fechou a partida em 75 a 71.