A garantia da participação do Caxias do Sul Basquete na temporada 2022/2023 do Novo Basquete Brasil (NBB) foi assegurada na terça-feira (2), após a entidade conseguir a verba necessária para disputar a principal competição da modalidade no país. Porém, a oficialização só irá ocorrer na sexta-feira (5), quando a Liga Nacional de Basquete (LDB) irá confirmar as equipes que disputarão a competição.
Para o Caxias Basquete, ainda faltam alguns detalhes, mas nada que preocupe o técnico e gestor do projeto, Rodrigo Barbosa, que confirmou a participação do time na competição.
- Ainda temos que entregar alguns documentos até a sexta-feira, mas com tudo bem encaminhado, temos a convicção de que, mesmo com todas as dificuldades, trabalhamos bastante nesse período e vamos conseguir fazer com que Caxias mais uma vez dispute o NBB - disse Barbosa em entrevista ao programa Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha Serra.
Os nomes dos parceiros que vão viabilizar a participação do Caxias Basquete no NBB só serão anunciados na sexta-feira, após a oficialização por parte da LDB. O valor mínimo de garantias financeiras para a disputa na competição é de R$1,8 milhões. Dentro da ideia do time caxiense, o valor atingido nesse primeiro momento ainda é abaixo do ideal, mas já propicia uma condição de iniciar a temporada.
- Eu sempre falo que no alto rendimento, quanto mais dinheiro tu tiver, com mais facilidade vai fazer as coisas. A Liga exige um valor mínimo para que possa participar e trabalhamos para conseguir isso e ter condições de disputar essa temporada. Não é ainda perto do ideal, mas é importante que conseguimos, que também se vire uma página do esporte de Caxias do Sul a partir do momento que unimos forças aqui e conseguimos juntar o valor necessário - comemorou o treinador.
A montagem do grupo de jogadores começa a partir da definição da participação. Além dos jogadores que serão contratados, jovens que estão disputando a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB) também farão parte do time principal. A grande dificuldade nesse momento é a competição com outras equipes que saíram na frente na busca por reforços.
- Já montamos uma equipe da Liga de Desenvolvimento mais forte do que na temporada passada e isso vem acontecendo. Vamos aproveitar uma base dessa equipe e vamos buscar os reforços. Como sempre fizemos, dentro do mercado e daquilo que ele apresentar para que possamos ter uma equipe competitiva. Existe uma diferença entre participar e disputar, e o Caxias Basquete sempre disputou o NBB, sempre brigou para conseguir as vitórias e os resultados que colocariam ele numa melhor posição dentro da competição. E mesmo com essas dificuldades não será diferente - analisou Barbosa, explicando a diferença desse ano em relação a outras temporadas:
- Obviamente, teremos que ser muito mais estratégicos em função de que as principais equipes do eixo Rio, São Paulo e Minas já estão montadas e o mercado de jogadores acaba ficando mais restrito. Mas é uma uma realidade que enfrentamos praticamente a cada ano que montamos um projeto desse. Vamos encarar isso com calma e ver o que tem de melhor no mercado hoje para que possamos ter uma equipe que represente muito bem o nosso projeto.
Além da confirmação da participação do time no NBB, Rodrigo Barbosa também confirmou que o time seguirá jogando no Ginásio do Sesi, onde mandou seus jogos na última temporada.