A segunda participação do Caxias do Sul Basquete na Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB) começa nesta segunda-feira (18). Em parceria com o Recreio da Juventude, o time caxiense encara o União Corinthians, em Santa Cruz do Sul, a partir das 19h.
Desde o ano passado, a Liga Nacional de Basquete (LNB) definiu que as equipes que disputam o Novo Basquete Brasil (NBB) também deveriam ter times na LDB. Depois de uma participação quase que às pressas em 2021, nesta temporada o Caxias Basquete/Recreio tem pretensões maiores.
— Ano passado, nós participamos. Montamos o time como foi possível. Nesse ano, vamos disputar. Isso não quer dizer que vamos ganhar e que temos um time montado para chegar entre os primeiros. Mas a maneira como fizemos, é num formato para disputar a LDB — afirmou Rodrigo Barbosa, gestor do projeto Caxias Basquete e técnico da equipe principal.
Na LDB, o técnico será de Bruno Lopes, que nas duas últimas temporadas comandou o Cerrado no NBB. Alguns jogadores da base do time do torneio em 2021 foram mantidos, incluindo o armador carioca Elias, que atuou em 13 partidas com a equipe principal na última temporada.
Jovens da cidade, como Antônio, Augusto, Shaw e Vinicius Paixão, vão para mais uma oportunidade na LDB. Além deles, alguns reforços foram contratados. Entre eles, o ala/pivô Luan, de 2m01cm e que disputou o último LDB pelo Pinheiros - campeão invicto -, o ala/armador Gabriel Santos, que atuou nas três temporadas recentes do NBB pelo Brasília, com média de mais de 20 jogos por ano, e o ala/pivô Jamison Jr., que jogou no Pinheiros nos últimos dois NBB's.
— Mantivemos uma base que passou toda a temporada conosco, e trouxemos outros seis, com mais experiência, mais rodagem, um pouco mais velhos e fisicamente mais fortes para dar um outro suporte para essa equipe. Trouxemos um técnico com experiência de NBB para poder comandar a equipe. Tudo isso foi agregando valor. Hoje, nossa equipe de LDB tem um valor, porque ela tem um objetivo que é disputar a LDB. E, saindo a equipe do NBB, alguns desses jogadores vão estar lá de novo. Isso faz com que tenhamos projeção de futuro e de expectativa — afirmou Barbosa.
Além do União Corinthians, o Caxias Basquete/Recreio encara nessa primeira semana de LDB o Cerrado-DF, na terça-feira (19), o Vasco/Tijuca-RJ, na quarta, o Botafogo-RJ, na sexta-feira, e o Coritiba Monsters, no sábado. Todos os jogos serão no Ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul.
A segunda etapa da primeira fase da competição ainda não foi oficializada, mas será realizada entre os dias 21 a 30 de agosto, em São Paulo. A fase final ocorre entre 26 de setembro e 1° de outubro, também na capital paulista.